
Porto Novo, 09 Fev (Inforpress) – A estátua de São João Baptista no Porto Novo, em Santo Antão, que terá 15 metros de altura, será inaugurada em Junho, por ocasião das festividades do santo padroeiro, numa iniciativa da edilidade porto-novense.
Esta previsão consta de um contrato assinado entre a autarquia e o escultor António Luísa, que se encarregará da concepção e construção da estátua, que será erguida em Morro Braz, nos arredores da cidade do Porto Novo.
A ideia de erguer uma estátua de São João Baptista, segundo a mesma fonte, surge “num contexto de valorização do património cultural, espiritual e identitário” deste município, que reconhece a figura do santo padroeiro “como um símbolo profundamente enraizado na memória colectiva, na vivência religiosa e nas tradições locais”.
A festa de São João Baptista, que se celebra a 24 de Junho, é a maior manifestação popular do município do Porto Novo e uma das maiores do país.
O ponto alto das festividades acontece no dia 23 de Junho com a realização da peregrinação de milhares de fiéis, num percurso de 24 quilómetros entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo, transportando a imagem do santo aos ombros.
As festas de São João, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde em 1616, passaram a ser celebradas no concelho do Porto Novo a partir de 1898, com a criação da paróquia local, com sede na Ribeira das Patas, no interior do município.
Em 1962, com a elevação do então posto administrativo do Porto Novo à condição de concelho, a sede da paróquia foi transferida para a cidade do Porto Novo.
As festividades de São João no Porto Novo foram elevadas em 2013 à condição de património cultural imaterial municipal e, em 2017, a património cultural imaterial nacional, estando nos planos das autoridades locais e governamentais a preparação da candidatura destas festas a património imaterial da humanidade.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar