Dia do Pescador: Edil do Porto Novo defende “necessidade urgente” de uma câmara hiperbárica em Santo Antão

Inicio | Economia
Dia do Pescador: Edil do Porto Novo defende “necessidade urgente” de uma câmara hiperbárica em Santo Antão
05/02/26 - 07:55 pm

Porto Novo, 05 Fev (Inforpress) – A edil do Porto Novo defendeu hoje “a necessidade urgente” de uma câmara hiperbárica em Santo Antão para socorrer os mergulhadores vítimas de acidentes no mar, considerando este equipamento de “extrema importância” para a ilha. 

Elisa Pinheiro, que falava no encerramento do encontro de reflexão sobre as pescas na cidade do Porto Novo, promovido pela associação local dos pescadores, disse que se está perante “algo de extrema importância” para os homens do mar, propondo, por isso, a criação de parcerias para a aquisição da câmara hiperbárica.

“Este é um assunto de extrema importância, defendemos, de forma categórica, a necessidade desta câmara, porque temos muitos jovens com problemas”, notou a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, para quem “não é algo impossível” ter este equipamento em Santo Antão para cobrir toda a região Norte de Cabo Verde.

“Temos só de criar os mecanismos e as parcerias para isso. É algo fundamental para os pescadores”, sublinhou ainda.

Elisa Pinheiro anunciou a realização de uma formação em medicina hiperbárica para preparar técnicos capazes de manusear o equipamento, contando, para o efeito, com profissionais oriundos de Portugal.

O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia, alertou para a necessidade de uma câmara hiperbárica para a classe dos pescadores, mas defendeu a necessidade de se preparar técnicos para lidar com este tipo de equipamento.

Este responsável anunciou a realização, já a partir da próxima semana, de mais uma formação em mergulho nesta comunidade piscatória. 

O encontro, que se realizou em comemoração do Dia Nacional dos Pescadores, teve como principal foco a protecção social desta classe.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar