Acrides assinala aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança com “roda de conversa"

Inicio | Sociedade
Acrides assinala aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança com “roda de conversa"
20/11/24 - 01:29 pm

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – A Acrides realizou hoje, na cidade da Praia, uma sessão de “roda de conversa” com crianças de alguns liceus da Ilha de Santiago, em comemoração ao 35.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC).

O evento ocorreu hoje, Dia Mundial da Criança, sob o lema “Ouvir o futuro. Defender os Direitos das Crianças” e contou com a presença de psicólogos e alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade de alguns liceus da ilha.

Em declarações à imprensa, a presidente da Associação das Crianças desfavorecidas (Acrides), Lourença Tavares disse que o evento visa fomentar o diálogo sobre os direitos das crianças, incentivando a troca de ideias entre os participantes, com base na Internet.

“A importância para mim, é colocar a criança no centro e valorizar-lhes enquanto ser humano em crescimento, que tem de assegurar o futuro (…) com bons valores, conhecendo tudo que é certo e errado para ser um excelente adulto”, afirmou.

A presidente da Acrides sublinhou ainda que com o evento pretendem alargar a rede das Crianças Embaixadoras dos Direitos da Criança e Direitos Humanos para serem “multiplicadores de paz com base no saber estar e agir”.

Para Vanelson Borges, uma das crianças embaixadora dos Direitos da Criança e Direitos Humanos em Cabo Verde há muitos casos de violação dos direitos das crianças pelo que apela para que as entidades competentes “encontrem meios” para ajudar essas crianças.

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) foi adoptada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de Novembro de 1989.

DV/PC//CP

Inforpress/Fim

Partilhar