
São Filipe, 02 Fev (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realiza, de 03 a 05 de Fevereiro, uma visita à ilha com uma agenda marcada por inaugurações estruturantes e pela assinatura de vários acordos e protocolos em sectores-chave.
Das infra-estruturas a serem inauguradas, destaca-se a expansão e modernização do aeródromo de São Filipe, mas também de investimentos em mobilidade, educação, agricultura, cultura e economia do mar.
O ponto alto da visita acontece na quarta-feira, com a inauguração da expansão e modernização do Terminal de Passageiros e da iluminação da pista do aeródromo de São Filipe, investimentos que reforçam a segurança operacional e a conectividade aérea da ilha.
No mesmo dia, será assinalado o arranque da iluminação pública LED na via de acesso ao aeródromo, bem como o lançamento da ciclovia e do percurso pedonal, promovendo a mobilidade sustentável.
A visita tem início na terça-feira com deslocação ao porto de Vale dos Cavaleiros, onde será assinado o acordo de comercialização da areia resultante do desassoreamento do cais, entre o Ministério do Mar, a Enapor e a Associação das Câmaras Municipais do Fogo.
Ainda nesse dia, o programa da visita do primeiro-ministro e dos vários ministros que o acompanham, destaca a inauguração da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente nos Mosteiros, a apresentação do projecto de transformação da Casa do Presidente, em Monte Velho, num Centro Interpretativo ligado às florestas, e à celebração de um protocolo para a reabilitação e transformação do Fortim D. Carlota no Museu da Diáspora.
Na quarta-feira, além das inaugurações no aeródromo, o programa inclui a assinatura do contrato de empreitada para a asfaltagem do anel rodoviário Patim–Salto–Cova Figueira, visitas às obras de asfaltagem das vias da cidade dos Mosteiros e a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal dos Mosteiros para a reabilitação de escolas.
O último dia da visita, será dedicado à celebração de vários protocolos, nomeadamente entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de São Filipe para a reabilitação de escolas, entre a Enapor e a Câmara de São Filipe para a reabilitação da parte terrestre do cais de pesca e construção de abrigos para pescadores.
Da lista dos protocolos consta ainda assinatura do protocolo entre o Ministério da Justiça e a edilidade de São Filipe para a reabilitação da estrada de acesso à Cadeia Regional do Fogo, entre o Ministério das Infraestruturas e a Câmara de São Filipe para o financiamento da aquisição de uma retroescavadora de esteira para desencravar as zonas alta de grande interesse turístico e produtivo.
Consta ainda a assinatura de um protocolo com a Fundação Padre Ottavio Fasano para a instalação de um polo da Escola de Hotelaria e Turismo da Região Fogo/Brava.
A visita do primeiro-ministro reafirma o compromisso do Governo com o desenvolvimento integrado, a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida na ilha do Fogo, segundo uma nota de imprensa.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar