
Lisboa, 01 Fev (Inforpress) – O escritor cabo-verdiano José Manuel Moreno colocou no mercado editorial mais um livro de poesia, intitulado “As musas dos meus sonhos”, uma obra que presta homenagem a Cabo Verde e às suas mulheres.
Em declarações à Inforpress, o escritor, conhecido no meio literário como o “poeta do amor”, explicou que o livro, composto por mais de 90 poesias e publicado pela Soca Edições, deverá ser lançado oficialmente em Cabo Verde no final de Março ou início de Abril.
“Este livro foi feito para homenagear o meu país. Muitas pessoas pensam que já esqueci Cabo Verde, mas não esqueci. Sempre conservei a minha nacionalidade. Estive presente e ausente ao mesmo tempo, sem me manifestar, mas sempre acompanhando os problemas de Cabo Verde”, afirmou.
Entre os poemas dedicados às musas — as mulheres cabo-verdianas — o autor destacou “Dia da Mulher” (08 de Março), “Escrava Livre” (27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana), “Crioula”, “Dia da Mãe”, “Eterna musa minha”, “Garota das Pedras”, “Hino às Mulheres de Abril”, “Mulata Morena”, “Mãe” e “Nos teus olhos, Mãe”.
A obra inclui ainda poesias dedicadas a Amílcar Cabral e à cultura cabo-verdiana, com referências a figuras como Kaká Barbosa e Eugénio Tavares, além de textos inspirados no batuque.
O livro contempla igualmente referências aos 14 ilhéus do arquipélago, uma realidade que, segundo o autor, é pouco conhecida por muitos cabo-verdianos.
Moreno manifestou satisfação por ter conseguido inspirar-se nas 10 ilhas de Cabo Verde para escrever uma poesia dedicada a cada uma, utilizando história e fantasia de forma inédita.
“Espero que, através deste livro, as pessoas revivam e passem a olhar com mais atenção para os 14 ilhéus”, salientou o escritor, residente em Portugal há mais de 30 anos.
O autor revelou ainda que já tem outro livro de poesia previsto para publicação em 2026 e confessou ter um carinho especial por esta obra, manifestando o desejo de que seja bem acolhida em Cabo Verde, tanto pela população como pelos agentes culturais.
“As musas dos meus sonhos” conta com prefácio do próprio autor, intitulado “As musas dos meus sonhos – Cabo Verde, um amor sempre presente”, e apresenta na capa uma pintura do artista Daniel “Danny” Spínola.
Natural da cidade da Praia, bairro de Achada Santo António, José Manuel Moreno já publicou outros livros de poesia, nomeadamente “Meu Recanto (As Espumas do Amor)” (2019), “Nas Ondas do Amor” (2021), “Tempestades de Amor” (2022) e “Meigo Sonhar do Sublime Amor” (2025), este último em edição bilingue português-inglês. Participou ainda em várias antologias do género em Portugal, Suíça e Brasil.
É curador literário da exposição de artes plásticas do artista Miguel d’Hera e conta com 19 pensamentos e aforismos inéditos, com direitos reservados, integrados em colectâneas da Mundos e nas séries Escrever Camões, Escrever Antero de Quental e Escrever Fernando Pessoa(s).
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar