
Porto Novo, 01 Fev (Inforpress) – O projecto hidroagrícola de Gamboeza, no município do Porto Novo, em Santo Antão, vai estar pronto e a produzir no decurso de 2026, segundo a previsão do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).
"Em 2026, este projecto estará pronto, inaugurado e a produzir, proporcionando mais rendimentos, estabilidade e futuro às famílias agrícolas de Santo Antão”, assegurou o MAA, através da sua página oficial na rede social do “Facebook”.
Para a mesma fonte, em Gamboeza está a nascer muito mais do que um projecto agrícola.
“Está a nascer esperança, oportunidade e futuro para quem vive da terra”, avançou.
São 110 hectares de terra que está a ser “cuidadosamente preparados para dar resposta aos sonhos de jovens agricultores e empreendedores, criando condições reais para produzir, crescer e permanecer no campo com dignidade”, avançou o MAA.
Este projecto, que ultrapassa os 600 mil contos, representa “um passo firme na modernização da agricultura em Cabo Verde e na construção de um sector agrícola mais resiliente às alterações climáticas”, adiantou ainda o Governo que pede “confiança e paciência” às pessoas, “pois o que está a ser construído é estrutural, duradouro e transformador”.
Este projecto, que contemplará 400 agricultores, foi lançado em Setembro de 2024 e deveria ficar concluído em um ano.
Consiste na preparação e irrigação de, aproximadamente, 110 hectares de terrenos nessa zona periurbana do Porto Novo, prevendo-se a mobilização de 1.100 metros cúbicos de água por dia através da dessalinização e da exploração das galerias em Lajedos.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar