Ribeira Grande: UCID ambiciona eleger um deputado por Santo Antão nas legislativas de 2026 - presidente

Inicio | Política
Ribeira Grande: UCID ambiciona eleger um deputado por Santo Antão nas legislativas de 2026 - presidente
31/01/26 - 11:50 pm

Ribeira Grande, 31 Jan (Inforpress) – O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, afirmou hoje, na Ribeira Grande, que o partido tem como objectivo estratégico eleger um deputado pelo círculo eleitoral de Santo Antão nas legislativas de Maio.

João Santos Luís falava à imprensa à margem de um encontro com a estrutura regional e simpatizantes, na Escola Secundária Suzete Delgado, acto que marcou o arranque oficial da pré-campanha do partido na “ilha das montanhas” e a apresentação da estratégia política para o escrutínio de 17 de Maio.

“Nós pedimos um engajamento total das pessoas para se empenharem e dedicarem, porque, na verdade, nós precisamos, a 17 de Maio de 2026, de um parlamento equilibrado”, defendeu o líder da UCID, sustentando que o equilíbrio parlamentar é a condição necessária para uma governação “com respeito pelo cidadão”.

O presidente do partido aproveitou a ocasião para criticar o desempenho das duas maiores forças políticas do país (MpD e PAICV), acusando-as de não criarem as condições para resolver as “reais necessidades” da população a nível da economia, saúde e educação.

“Que nos deem a força necessária no parlamento, com a eleição de, pelo menos, um deputado aqui em Santo Antão, pela primeira vez em 50 anos de independência, para que a voz de Santo Antão seja ouvida de forma clara”, apelou João Santos Luís, sublinhando que a ilha possui potencialidades por explorar que exigem um "impulso maior".

Questionado sobre a ausência do anúncio do cabeça de lista por Santo Antão, que estava previsto para hoje, o dirigente explicou que, por uma questão de “estratégia e prudência”, os nomes de todos os candidatos que vão concorrer aos círculos eleitorais serão anunciados brevemente, garantindo o respeito pela lei da paridade.

João Santos Luís concluiu assegurando que a UCID irá participar em todos os círculos eleitorais, apresentando uma plataforma eleitoral que reflecte a visão do partido para um "rumo diferente de desenvolvimento" em Cabo Verde.

EL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar