Porto Novo: Autarquia leva água de qualidade a três mil pessoas num investimento de 13 mil contos

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Autarquia leva água de qualidade a três mil pessoas num investimento de 13 mil contos
30/01/26 - 08:56 pm

Porto Novo, 30 Jan (Inforpress) – Mais de três mil pessoas distribuídas por várias localidades no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, vão poder, dentro de três meses, consumir água de qualidade, num investimento de 13 mil contos.

A informação foi avançada hoje pela edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, no lançamento do projecto de abastecimento de água do meio rural neste município, implementado pela autarquia, com financiamento da cooperação luxemburguesa e da Cruz Vermelha Internacional.

Elisa Pinheiro explicou que se está perante “um projecto de extrema importância” para o seu município, porquanto visa levar água de qualidade aos moradores em Chã de Norte, Ribeira da Cruz, Jorge Luís, Alto Mira, Ribeira da Patas e zona Sul do Porto Novo.

O projecto, segundo a autarca, tem como propósito resolver o problema da falta de qualidade de água, que tem afectado mais de três mil pessoas, através de recuperação de nascentes, construção e reabilitação de reservatórios, mas também através de instalação de unidades de tratamento de água. 

A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo realçou também o facto de as famílias beneficiárias deste projecto passarem, já a partir de Abril, a consumir “água de excelente qualidade”, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida dessas pessoas.

Além da vertente qualidade, o projecto consiste igualmente na ainda sensibilização das populações para a necessidade de tratamento de água para consumo.

Elisa Pinheiro enalteceu o impacto do projecto na vida destas pessoas, agradecendo a cooperação luxemburguesa e a Cruz Vermelha Internacional pelo apoio à edilidade na melhoria do abastecimento de água às zonas rurais do município do Porto Novo.

O representante da Cruz Vermelha internacional manifestou a sua satisfação pela implementação do projecto, assegurando a disponibilidade desta instituição humanitária em continuar a ajudar Porto Novo na melhoria do abastecimento de água às populações deste município. 

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar