São Vicente: Certificação da Enapor representa “compromisso claro com a qualidade, eficiência e melhoria contínua” – administrador executivo

Inicio | Economia
São Vicente: Certificação da Enapor representa “compromisso claro com a qualidade, eficiência e melhoria contínua” – administrador executivo
30/01/26 - 02:16 pm

Mindelo, 30 Jan (Inforpress) – A empresa gestora dos Portos de Cabo Verde (Enapor) recebeu hoje, no Mindelo, a certificação internacional, ISO 9001:2015, que representa “compromisso claro e assumido com a qualidade, a eficiência e melhoria contínua da prestação de serviço”.

Uma garantia dada pelo administrador executivo da Enapor, Eduardo Lima, durante a cerimónia oficial de entrega do certificado, na sede da empresa, no Mindelo.

Segundo a mesma fonte, o certificado internacional para Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015 representa muito mais do que um reconhecimento formal.

“Traduz um compromisso claro e assumido pela Enapor com a qualidade, a eficiência, a melhoria contínua e a prestação de um serviço cada vez mais fiável, alinhado com os mais elevados padrões internacionais”, sustentou o responsável.

Constitui, igualmente, um marco estratégico na trajectória da empresa, ao consolidar um modelo de gestão “assente em processos padronizados, responsabilização organizacional, monitorização contínua do desempenho, transparência e boa governação das empresas do sector empresarial do Estado”, acrescentou.

Ainda mais, justificou Eduardo Lima, num “sector tão exigente e competitivo” como o marítimo-portuário e no qual a adopção de referências internacionais de qualidade é um factor determinante para o reforço da credibilidade institucional, “contribuindo de forma directa para a integração de Cabo Verde nas cadeias logísticas regionais e globais”.

Já o representante da certificadora Abser, Amiro Faria, que entregou o diploma, afirmou que esse reconhecimento reflecte o trabalho desenvolvido pela organização com o envolvimento activo da gestão e das suas equipas e agora vai ajudar a tornar a gestão mais estruturada e consistente.

“A certificação reforça a capacidade da organização para planear, controlar e melhorar os seus processos, promovendo decisões mais consistentes e maior confiança junto aos clientes, parceiros e entidades públicas”, precisou Amiro Faria.

Mas, ressaltou a mesma fonte, este “não é um ponto final, mas sim uma etapa num caminho contínuo de evolução”.

O acto foi presidido pelo ministro do Mar, Jorge Santos, que destacou o marco fundamental na trajectória da empresa concessionária dos portos de Cabo Verde.

“Não é apenas mais um diploma para ser exibido, mas sim demonstra o reconhecimento internacional de que o sistema de gestão da qualidade atende aos mais rigorosos padrões de excelência e prova que a qualidade está no centro de toda a actividade da Enapor”, acentuou o governante.

Por outro lado, enfatizou Jorge Santos, a certificação demonstra ainda que a empresa está a dar “mais um passo importantíssimo” para reforçar o seu papel no sistema marítimo nacional.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar