Porto Novo: Antigo centro de expurgo vai ser colocado ao serviço do Ensino Superior em Santo Antão – ministro

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Antigo centro de expurgo vai ser colocado ao serviço do Ensino Superior em Santo Antão – ministro
30/01/26 - 11:41 am

Porto Novo, 30 Jan (Inforpress) – O antigo centro de expurgo do Porto Novo, desactivado há seis meses, vai ser transferido “dentro de dias” para a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), ficando ao serviço do pólo universitário em Santo Antão.

A informação foi avançada pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, no término de uma visita a Santo Antão, onde presidiu ao conselho alargado deste ministério, realizado, entre os dias 27 e 29 de Janeiro, na cidade do Porto Novo.

Amadeu Cruz explicou que o ex-centro de expurgo vai ser transferido para a UTA “para criar maior sustentabilidade do Ensino Superior em Santo Antão”, ficando ao serviço do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias, com sede nesta ilha.

O ministro da Agricultura e Ambiente já tinha, recentemente, assegurado, no parlamento, que o antigo centro de expurgo do Porto Novo iria ser “devidamente aproveitado” pelo Governo, que pretendia dar “uma outra utilidade” à infra-estrutura, construída em 2010.

A situação deste espaço, que foi encerrado com o novo centro de expurgo de Santo Antão, construído no porto do Porto Novo, tem preocupado os agricultores porto-novenses, que tinham pedido ao Governo o espaço para a instalação de uma cooperativa agrícola.  

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar