
Porto Novo, 29 Jan (Inforpress) – O ministro da Educação anunciou hoje em Santo Antão a aprovação “dentro de dias” do pacote de revisão da legislação de base do Ensino Superior em Cabo Verde “para ajustar à realidade actual” este nível de ensino.
Amadeu Cruz, que está em Santo Antão, onde presidiu ao conselho alargado do Ministério da Educação, explicou que a revisão da legislação de base do Ensino Superior vai permitir ainda ao Governo “convergir com os padrões de qualidade a nível internacional” deste nível de ensino.
O ministro da Educação assegurou ainda que o seu ministério está “a trabalhar para elevar a cobertura do ensino dos jovens ao ensino superior”, cuja taxa estima-se actualmente na ordem dos 23 por cento (%).
Cruz, que respondeu ao repto lançado, terça-feira, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na abertura do conselho alargado do Ministério da Educação, sobre a necessidade de aumentar esta taxa, assegurou que estão a ser implementadas políticas activas nesse sentido, designadamente a nível de bolsas de estudo, contemplando, neste momento, 4.200 bolseiros, que corresponde a 45% dos jovens inscritos nas universidades nacionais.
“Mas, estamos conscientes que tudo isso não chega. Por isso, estamos a desenvolver residências universitárias e reforçar as condições de funcionamento das universidades no país”, realçou o titular da pasta da educação, para quem o Governo está “a responder em Santo Antão e em todo Cabo Verde”.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar