
Espargos, 29 Jan (Inforpress) - O Grupo Carnavalesco Gaviões, da ilha do Sal, já se encontra na recta final dos preparativos para o desfile oficial do Carnaval 2026, prometendo mais uma vez levar brilho, criatividade e animação à avenida 13 de Janeiro.
Em declarações à Inforpress, o vice-presidente do grupo, Patrick Almeida, avançou que os trabalhos decorrem de forma intensa, no Polidesportivo de Cascais, de segunda-feira a sábado, apesar dos desafios enfrentados ao longo do processo.
O enredo escolhido para este ano já está definido, focado na biodiversidade, sob o título “Sinfonia verde-azul: o segredo da morabeza crioula”, exaltando a riqueza natural do arquipélago e a harmonia entre o mar, a terra e a cultura cabo-verdiana.
Para o desfile oficial, os Gaviões irão apresentar dois carros alegóricos, oito alas, figuras de destaque e entre 300 a 400 foliões, que prometem "fazer a ilha vibrar".
Apesar do entusiasmo, Patrick Almeida apontou a escassez de materiais como o maior entrave desta edição, referindo que alguns não foram encontrados nem mesmo na cidade da Praia.
Ainda assim, garantiu que o grupo não irá perder o seu brilho. “Mesmo com os desafios, os Gaviões vão estar à altura, como sempre estiveram”, assegurou, apelando ao apoio de patrocinadores e da comunidade para reforçar o projecto nos estaleiros.
Além dos Gaviões, o Carnaval 2026 no Sal contará ainda com os grupos Patchê Parloa e Kriola África. Já o grupo Pedra de Lume na Folia estará ausente do desfile deste ano por questões internas.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar