Praia: União Desportiva da Praia promove palestra sobre antidopagem para atletas de natação

Inicio | Desporto
Praia: União Desportiva da Praia promove palestra sobre antidopagem para atletas de natação
29/01/26 - 01:15 pm

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) - A Escola de Natação da União Desportiva da Praia (UDP) realiza, na tarde de hoje, uma palestra de sensibilização antidopagem para atletas de todos os escalões, visando promover o jogo limpo e a formação integral dos jovens.

Em declarações à Inforpress, o director-geral da UDP., José María Ibáñez, explicou que a iniciativa, sob o tema “Doping, Suplementos e Decisões Informadas-Riscos, mitos e consequências reais”, pretende dotar os nadadores de informações essenciais sobre substâncias proibidas no alto rendimento.

“Queremos trabalhar na prevenção em todos os escalões, desde os infantis aos seniores, promovendo valores como a ética, a disciplina e o respeito pelas regras”, afirmou o responsável.

A palestra vai ser ministrada pela Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), parceira desta escola de natação nesta missão de cidadania activa.

Segundo o responsável da UDP, a intenção é continuar a promover durante o ano, outras palestras relacionadas com o desporto, como a psicologia e nutrição e entre outros temas que ajudem os atletas na sua formação integral.

Esta iniciativa enquadra-se na visão da UDP de ir além da formação desportiva, assumindo, de forma consciente, a responsabilidade de contribuir para a formação integral dos seus atletas, promovendo valores como a ética, a disciplina, o respeito pelas regras, o sentido de responsabilidade e a cidadania activa.

A palestra marca o arranque de um ciclo de encontros mensais dirigidos a atletas, pais e encarregados de educação, que a UDP pretende levar a cabo ao longo do ano.

Com esta acção, disse que reforça o compromisso desta escola com uma cultura desportiva assente na integridade, na protecção da saúde e na tomada de decisões informadas e responsáveis, contribuindo para a formação de atletas e cidadãos mais conscientes.

Por outro lado, o responsável da UDP apontou a falta de infraestrutura adequada como um dos principais desafios para a natação. Ainda assim, tem ofertas de aulas de natação para todas as idades e níveis de habilidade.

“É um desafio que a natação a nível nacional enfrenta. Actualmente trabalhamos na piscina do Parque 5 de Julho, mas temos dificuldades também quanto à limpeza e manutenção das instalações, porque a manutenção de uma piscina é um custo bastante elevado e a gerência do espaço às vezes depende da época”, frisou.

DG/CP

Inforpress/Fim

Partilhar