Porto Novo: Estátua em homenagem à mulher cabo-verdiana restaurada pelo escultor António Luísa

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Estátua em homenagem à mulher cabo-verdiana restaurada pelo escultor António Luísa
29/01/26 - 09:42 am

Porto Novo, 29 Jan (Inforpress) – A estátua erguida há 25 anos, na cidade do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, em homenagem à mulher cabo-verdiana, começou a ser restaurada, na quarta-feira, 28, pelo escultor António Luísa, constatou a Inforpress.

A restauração, uma iniciativa patrocinada pelas emigrantes Antonieta Miranda e Mariana Ferreira, naturais do Porto Novo, insere-se “na visão de valorizar o património cultural e simbólico” deste município, informou a câmara municipal, que financia os trabalhos de restauro.

A estátua, erguida no miradouro em frente aos antigos Paços do Concelho do Porto Novo, é considerada um cartão-postal de Santo Antão, fotografada pelos visitantes de diferentes paragens, que chegam a esta ilha.

Inaugurada em Agosto de 2000 e concebida pelo escultor Domingos Luísa, a estátua “Mé Maia” (Mãe Maia), como é conhecido pelos porto-novense, retrata uma mulher cabo-verdiana com lenço na mão, acompanhada de uma criança e de um pilão, simbolizando a vida quotidiana e o papel mulher na sociedade cabo-verdiana.

Os porto-novenses vinham alertando para o estado de deterioração da estátua “Mé Maia”, que é uma figura lendária do século XVII, associada ao São João Baptista, Santo Padroeiro da cidade do Porto Novo. 

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar