Portugal: CRE abre três novas agências de recenseamento eleitoral em Bragança, Porto e Coimbra

Inicio | Sociedade
Portugal: CRE abre três novas agências de recenseamento eleitoral em Bragança, Porto e Coimbra
28/01/26 - 07:50 pm

Lisboa, 28 Jan (Inforpress) – A Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal (CRE-PT) anunciou hoje a abertura de três novas agências de recenseamento eleitoral em Bragança, Porto e Coimbra, visando facilitar o acesso dos cidadãos cabo-verdianos ao processo eleitoral.

Em declarações à Inforpress, o presidente da CRE-PT, Rito Correia, explicou que a agência de Bragança tem a missão de recensear os cidadãos nacionais residentes em Vila Real, Mirandela e Guarda, a de Porto irá abranger os cabo-verdianos residentes em Braga e Guimarães, enquanto a de Coimbra será responsável pelo recenseamento dos cidadãos residentes em Leiria e Aveiro.

Segundo a mesma fonte, os agentes selecionados para apoiar o processo de recenseamento eleitoral nestas três novas agências foram capacitados e informados sobre a importância do recenseamento eleitoral, da capacidade eleitoral activa e do período eleitoral.

Rito Correia acrescentou ainda que os agentes foram formados e capacitados, quanto à utilização da plataforma do Portal Consular referente ao recenseamento eleitoral, cujo objectivo é a realização de inscrição, transferências e actualização de recenseamento eleitoral de cidadãos cabo-verdianos.

Aquele responsável assegurou que o recenseamento eleitoral para as eleições legislativas de 17 de Maio do corrente ano, que vai decorrer até ao último dia legal, 13 de Março, continua a ser realizada nas agências de recenseamento eleitoral permanente e a funcionar todos os dias de semana e fim-de-semana na Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACL), na Associação Cultural Moinho da Juventude e na Associação Luso Cabo-verdiano de Sintra.

Informou ainda que todo o cidadão cabo-verdiano que goza de capacidade eleitoral activa nos termos da lei, deve e pode efectuar o seu recenseamento, mediante a apresentação do bilhete de identidade, CNI ou passaporte, mesmo que estejam fora de validade também pode se recensear na Secção Consular da Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa, de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.

Por outro lado, avançou que, nos próximos dias, os agentes da CRE-PT vão deslocar às regiões da Madeiras e dos Açores, e ao Castelo Branco e Covilhã com objectivos de prestar esclarecimentos, incentivar, dinamizar a promoção e realização do recenseamento eleitoral de cidadãos nacionais.

Correia fez saber ainda que, brevemente, a CRE-PT vai apresentar um plano quinzenal de rota de deslocação dos agentes de recenseamento eleitoral, para toda a Região de Lisboa, Évora, Beja, Algarve, Faro e Portimão.

A CRE-PT, que conta com mais de 5.700 eleitores, espera recensear até ao último dia legal “maior número” de cidadãos cabo-verdianos residentes em Portugal e na diáspora.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar