
Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) informou hoje que foram retomadas as escavações arqueológicas no complexo da Misericórdia da Cidade Velha, considerado o “maior conjunto” edificado da antiga capital de Cabo Verde e património mundial da Unesco.
A intervenção promovida pelo IPC conta com a colaboração dos arqueólogos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) de Portugal.
A campanha arqueológica visa preparar a obra a ser executada, através da escavação das áreas onde será implantada a nova estrutura, bem como dos espaços destinados à circulação e fruição pública.
Pretende-se com esta obra, criar um novo espaço museológico que permitirá às pessoas visitarem as ruínas.
A mesma fonte revelou que para além de aprofundar o conhecimento sobre o antigo complexo arquitectónico, os trabalhos de escavações têm revelado conjuntos de materiais arqueológicos utilizados entre os séculos XVI e XVIII, incluindo vestígios relacionados com a alimentação dos doentes do antigo hospital.
De referir que todo o acervo recolhido deverá integrar o futuro espaço museológico, contribuindo para a valorização e divulgação do património histórico da Cidade Velha.
O IPC recordou que os trabalhos arqueológicos que já tinham sido feitos anteriormente permitiram a reconstituição integral da planta da antiga igreja da Misericórdia e do edifício hospitalar anexo, considerado um dos primeiros espaços de apoio à navegação atlântica.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar