
Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) escolhe hoje o seu novo reitor, num sufrágio que conta com um número recorde de sete candidatos à sucessão de José Arlindo Barreto, confirmou a Comissão Eleitoral.
As urnas abriram às 09:00 e deverão encerrar às 17:00, num processo que mobiliza a comunidade académica para decidir quem conduzirá os destinos da universidade pública nos próximos quatro anos.
Maria de Lourdes Gonçalves, Odair Varela, João Cardoso, Crisanto Barros, Jorge Tavares, Astrigilda Silveira e Felisberto Mendes são os pretendentes ao cargo de reitor da Uni-CV.
De acordo com o regulamento eleitoral, o reitor é eleito por um colégio eleitoral específico, conforme estipulado no Art.º 6 do Regulamento para Eleição do Reitor. O vencedor terá um mandato de quatro anos, com a possibilidade de apenas uma reeleição consecutiva.
O actual reitor, José Arlindo Barreto, que assumiu o cargo em Janeiro de 2022 após suceder a Judite Medina do Nascimento, termina assim o seu mandato, dando lugar a uma nova liderança que será validada pela Comissão Eleitoral eleita pelo Conselho da Universidade.
Este órgão é também o responsável pela aprovação do regulamento que rege o acto eleitoral de hoje, garantindo a transparência e conformidade do processo.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar