Autarcas do Futuro: CNE defende que participação dos jovens deve "alimentar" sistema político

Inicio | Política
Autarcas do Futuro: CNE defende que participação dos jovens deve "alimentar" sistema político
27/01/26 - 02:12 pm

Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) - A vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Cristina Leite, defendeu hoje, na Praia, a necessidade de a democracia ser “alimentada” através de uma participação mais consciente e activa das camadas jovens.

“A democracia deve ser alimentada através da participação consciente de jovens (…), para que conheçam a importância desses órgãos na comunidade”, afirmou Cristina Leite, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de empossamento dos jovens eleitos para o projecto “Autarcas do Futuro”.

A responsável sublinhou que o objectivo central da iniciativa é incentivar a educação cívica e política dos estudantes, capacitando-os não só para o voto, mas também para ocuparem cargos de decisão e terem uma “voz activa” na sociedade.

“Queremos ver como os jovens conseguem, dentro da sua linguagem que é muito digital, produzir e levar a sua voz aos restantes estudantes de uma forma muito inovadora”, realçou a vice-presidente, mostrando-se convicta de que este projecto “vai dar os seus frutos no futuro”.

O projecto “Autarcas do Futuro”, que envolveu diversas parcerias institucionais, teve como público-alvo estudantes do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, abrangendo cerca de 25 mil alunos em todos os liceus do arquipélago.

Segundo Cristina Leite, as câmaras e assembleias municipais de todo o país estão sensibilizadas para acolher estes jovens, permitindo que as preocupações da comunidade estudantil cheguem aos órgãos de poder local.

Apesar de ser uma experiência piloto, a CNE confirmou que a iniciativa terá continuidade, prevendo-se o alargamento a liceus que, por “dificuldades várias”, não conseguiram participar.

De acordo ainda com a CNE estiveram presentes apenas os cabeças de lista das candidaturas vencedoras, num total de 38 presidentes juvenis, das câmaras e assembleias municipais, representando 19 dos 22 concelhos.

OS/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar