
Mindelo, 27 Jan (Inforpress) – A Cabeólica inaugura na quinta-feira, 29, em São Vicente, o seu novo Sistema de Armazenamento de Energia de Baterias (BESS) que se enquadra no projecto de expansão para modernização do sistema eléctrico local e nacional.
O acto oficial acontece em parceria com o Governo de Cabo Verde e, de acordo com os promotores, assinala um marco decisivo na modernização do sistema eléctrico nacional e da ilha de São Vicente, em particular.
O novo BESS de São Vicente, conforme nota da assessoria de imprensa, corresponde a um investimento de cerca de oito milhões de euros e integra-se num investimento global de cerca de 60 milhões de euros, que abrange igualmente as ilhas de Santiago, Sal e Boa Vista.
Este é suportado inicialmente por um financiamento intercalar do accionista maioritário, a África Finance Corporation (AFC), e posteriormente por financiamento de longo prazo do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Este modelo financeiro permitiu acelerar a execução do projecto, assegurando elevados padrões técnicos, ambientais e de governação.
Apesar da elevada complexidade técnica e logística do referido projecto de expansão, a implementação decorreu dentro do orçamento e dos prazos previstos, reforçando a confiança dos parceiros e a credibilidade do sector energético nacional, assegura a Cabeólica.
O BESS a ser inaugurado em São Vicente será o sistema de maior dimensão no país, possuindo uma capacidade garantida de oito megawatts por hora e uma capacidade global da Cabeólica de 26 megawatts por hora.
O sistema, conforme a Cabeólica, vai permitir uma melhor gestão da intermitência das energias renováveis e maior estabilidade e flexibilidade da rede eléctrica.
Por outro lado, permitirá a redução de perdas e oscilações de frequência, criação de condições técnicas para maior integração futura de energia eólica e solar fotovoltaica, e ainda a modernização estrutural do sistema eléctrico nacional.
O projecto contribui directamente para as metas nacionais de alcançar mais de 30% de penetração de energias renováveis até 2026 e 50% até 2030, posicionando Cabo Verde como uma referência regional na transição energética.
A Cabeólica é a empresa pioneira e líder nas energias renováveis em Cabo Verde. Há mais de uma década é proprietária e responsável pela gestão e operação de parques eólicos nas ilhas de Santiago, Sal, São Vicente e Boa Vista.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar