Parlamento/Agricultura: MpD diz que o sector está mais preparado para os desafios climáticos

Inicio | Política
Parlamento/Agricultura: MpD diz que o sector está mais preparado para os desafios climáticos
21/01/26 - 08:17 pm

Cidade da Praia, 21 Jan (Inforpress) – O MpD (poder) disse hoje, no parlamento, que o sector agrícola cabo-verdiano está a ser transformado e que está “mais resiliente e mais preparado para os desafios climáticos”.

Segundo o porta-voz do grupo parlamentar do MpD, Filipe Santos, investir na agricultura é investir na dignidade do povo cabo-verdiano, na coesão territorial e no futuro sustentável do país.

“A agricultura é, e sempre foi, um pilar estruturante do

desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, considerou o MpD na interpelação do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, no parlamento, a pedido da bancada do partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).

Para o MpD, a agricultura é um “sector estratégico” para o desenvolvimento de qualquer país, e Cabo Verde não é excepção.

O porta-voz do MpD admitiu que, apesar das reconhecidas fragilidades naturais e climáticas, o sector agrícola continua a desempenhar um papel determinante na coesão social, na fixação das populações ao território e na construção de uma economia mais resiliente.

Revelou que hoje o sector agrícola representa cerca de 5,0% do Produto Interno Bruto e emprega aproximadamente 15 mil cabo-verdianos, o que, segundo ele,  corresponde a 7,0% do emprego total, evidenciando a sua relevância económica, social e estratégica para o país.

O grupo parlamentar do MpD, sublinhou, rejeita, de forma firme e categórica, a narrativa “alarmista, redutora e oportunista” do pedido de interpelação apresentado pelo PAICV.

LC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar