São Vicente/Dia do Município: Câmara Municipal anuncia conjunto de “obras estruturantes"

Inicio | Sociedade
São Vicente/Dia do Município: Câmara Municipal anuncia conjunto de “obras estruturantes"
21/01/26 - 03:00 pm

Mindelo, 21 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente programa avançar nos próximos dias com um conjunto de “obras estruturantes” que contemplam intervenções em asfaltagem, drenagem de águas pluviais e ainda desassoreamento de condutas e diques.

Uma novidade destacada pelo vereador José Carlos da Luz, às vésperas do Dia do Município, que se assinala na quinta-feira, 22.

Como porta-voz da edilidade, o autarca assegurou que as intervenções vão ser feitas através do montante de 400 mil contos conseguidos através da banca, com o aval do Governo.

Essa verba, segundo a mesma fonte, dá continuidade aos trabalhos que estão a ser feitos após a passagem da tempestade Erin, que causou estragos em diversas partes da ilha.

“Neste sentido, nós vamos reasfaltar toda a cidade e as artérias de diversos bairros, nós sabemos que a mobilidade urbana é de extrema importância”, explicou José Carlos da Luz.

Por outro lado, acrescentou, a câmara municipal pretende reforçar a rede de esgotos, desde a zona de Chã de Alecrim, passando pela praia da Laginha e Avenida Marginal.

“Sabemos que essa rede de esgotos sofreu muito, mormente agora que temos um conjunto de hotéis a surgir nessa avenida, nós vamos reforçar as condutas de esgotos para dar resposta a essa necessidade até a zona do ‘Caizin’”, sublinhou o vereador.

A aposta, conforme a mesma fonte, vai ser feita ainda no melhoramento da rede de esgotos da zona de Bela Vista e na correção torrencial em diversas zonas para facilitar a drenagem das águas pluviais.

Mais ainda, frisou José Carlos da Luz, já se iniciou os trabalhos de desassoreamento de bacias hidrográficas, das linhas de água e diques.

“Isto é, um conjunto de obras estruturantes que vai repor a normalidade na ilha, e esperamos que aconteçam para o bem da melhoria da qualidade de vida da população da ilha de São Vicente”, considerou o porta-voz.

José Carlos da Luz informou ainda que as obras vão ser lançadas no próximo dia 28, e devem ser custeadas pelos 400 mil contos já anunciados, mas que, entretanto, “não devem ser suficientes”.

Por isso, conforme a mesma fonte, esperam recorrer a recursos internos da câmara municipal e outros que o Governo coloca à disposição da autarquia para terminar as intervenções.

Referindo-se a outros aspectos, o vereador enalteceu que dentro de oito meses, a ilha de São Vicente vai ter o seu Plano Director Municipal (PDM), considerado como “um instrumento de extrema importância para a gestão territorial”.

Neste momento, acrescentou, está a decorrer o concurso, com a recepção das propostas e, daí, que José Carlos da Luz prognosticou que o documento deverá ser aprovado em breve.

O Dia do Município de São Vicente, assinalado na quinta-feira, 22 de Janeiro, vai ser comemorado com sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que deverá contar com as intervenções dos eleitos municipais e do presidente da câmara municipal.

Inclui ainda a vertente religiosa, na igreja paroquial em Monte Sossego, que contempla uma eucaristia solene e procissão para assinalar os 20 anos da Paróquia de São Vicente.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar