Fogo: Câmara de São Filipe distingue Fundação Água para Viver e Agnelo Spínola pelo contributo ao desenvolvimento

Inicio | Cooperação
Fogo: Câmara de São Filipe distingue Fundação Água para Viver e Agnelo Spínola pelo contributo ao desenvolvimento
21/01/26 - 01:52 pm

São Filipe, 21 Jan (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe homenageou hoje, com um acto solene, a Fundação Água para Viver e o seu mentor, Agnelo Spínola, pelo "contributo relevante" ao desenvolvimento do município e da ilha do Fogo.

A fundação foi distinguida com o certificado de mérito municipal, entregue à tesouraria Truus Kramer, pelo presidente da edilidade, Nuias Silva, enquanto Agnelo Spínola recebeu a medalha de mérito municipal, considerada a medalha de ouro do município.

O presidente da câmara, Nuias Silva, justificou a distinção como um reconhecimento "justo e merecido" pelo impacto duradouro das acções da fundação, destacando, sobretudo, os investimentos na mobilização de água através da construção de mais de uma dezena de reservatórios e cisternas em diversas comunidades.

Na área da educação, a fundação contribuiu para a construção de mais de duas dezenas de salas de aula e escolas, aproximando o ensino das populações.

Nuias Silva salientou também a construção do Centro Profissional de Ponta Verde, recentemente doado ao Governo, e que está a ser dinamizada em parceria com o IEFP, o Governo e a Câmara Municipal, com formações técnicas em áreas como agricultura, agronegócio, carpintaria e canalização, entre outras.

O edil referiu ainda a assinatura recente de um protocolo para apoiar jardins infantis em Campanas de Baixo e São Jorge, evitando o seu encerramento, e manifestou interesse em aprofundar parcerias em projectos sociais ligados à saúde mental, toxicodependência, alcoolismo e apoio a crianças e mães solteiras, incluindo a construção de um centro de recuperação e uma creche.

Por sua vez, Agnelo Spínola, ao receber a medalha de ouro, partilhou a distinção com todos os membros da fundação em Cabo Verde e na Holanda, bem como com os doadores e parceiros.

“Foi, é e continuará a ser um trabalho colectivo”, afirmou o homenageado. Em nome da Fundação, Truus Kramer agradeceu a homenagem e o reconhecimento do trabalho realizado ao longo de mais de quatro décadas.

Entre as principais realizações destacam-se a construção de cisternas familiares, salas de aula, Centro de Formação Profissional de Ponta Verde, Casa da Comunidade em Campanas de Baixo, moradias sociais, doação de equipamentos e computadores, bolsas de estudo e a promoção de emprego e formação profissional na Ilha do Fogo.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar