Praia: Associação promove “roda de palavras” para sensibilizar mulheres sobre participação nas lutas de libertação

Inicio | Sociedade
Praia: Associação promove “roda de palavras” para sensibilizar mulheres sobre participação nas lutas de libertação
20/01/26 - 03:51 pm

Cidade da Praia, 20 Jan (Inforpress) – A Associação Comunitária Pilorinhu, de Achada Grande Frente, Praia, assinala hoje o Dia dos Heróis Nacionais com uma “roda de palavras”, iniciativa que visa sensibilizar as mulheres para a importância da sua participação nas celebrações nacionais.

Em entrevista à Inforpress, a organizadora do evento, Lédnisia Neves avançou que a actividade “Roda di palavra ku Lua Pires”, é realizada sob o lema “Di mudjer pa mudjer – Mudjer komu fonte de vida, aabedoria e kurason de kumunidadi”.

O objectivo da actividade, explicou, é promover a participação das mulheres nas comemorações do 20 de Janeiro, proporcionando um espaço de diálogo sobre experiências do quotidiano, bem como sobre a participação feminina nas lutas de libertação.

Pretende, sobretudo, sensibilizar as mulheres para a importância da sua participação na celebração mostrando que também tiveram um papel activo nas lutas de libertação de Cabo Verde e de outros países africanos.

“Hoje, especialmente, queremos passar a mensagem, que as mulheres também participaram da luta, sensibilizar e fazer entender para a sua importância no desenvolvimento de suas comunidades, das suas cidades e do seu país”, realçou Lédnisia Neves, evidenciando que o evento contará com um número considerável de mulheres.

De acordo com a organizadora, a acção conta com a participação de mulheres envolvidas em formações promovidas pela associação, incluindo cursos de pastelaria e costura, e estará aberta a todas interessadas em trocar experiências, aprender e refletir sobre o contributo das mulheres na sociedade.

O 20 de Janeiro assinala o 53.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e figura central da história africana, em especial de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, que liderou a luta contra o colonialismo português.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar