São Nicolau: Secretária de Estado destaca políticas públicas para protecção e empoderamento das famílias

Inicio | Sociedade
São Nicolau: Secretária de Estado destaca políticas públicas para protecção e empoderamento das famílias
20/01/26 - 03:45 pm

Ribeira Brava, 20 Jan (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social afirmou hoje que o Governo tem vindo a implementar um conjunto de políticas com vista ao fortalecimento das famílias cabo-verdianas, com especial enfoque nas de situação de maior vulnerabilidade.

Lídia Lima falava à Inforpress, à margem da conferência “Família forte, comunidade saudável: Caminhos para o bem-estar integral”, promovida pela Igreja do Nazareno, na Ribeira Brava, São Nicolau, onde presidiu ao painel sobre políticas públicas para a família.

Segundo a governante, a intervenção do Governo passa por estratégias de empoderamento das famílias, prevenção de problemas sociais e proteção dos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

“Temos uma actuação forte ao nível da capacitação dos jovens, da proteção das crianças e adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência, assim como de outros públicos em situação de maior vulnerabilidade”, sublinhou.

A secretária de Estado referiu ainda as políticas de acesso ao rendimento como instrumentos centrais de empoderamento, destacando a Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, bem como outros programas sociais que visam melhorar as condições de vida das famílias.

A mesma chamou ainda a atenção para os desafios sociais actuais e para a necessidade de um combate conjunto à pobreza, envolvendo o Estado e as próprias famílias.

Nesse sentido, defendeu que as famílias devem assumir a sua responsabilidade, sobretudo no que diz respeito à educação dos filhos, à protecção e ao cuidado dos seus membros, aproveitando as oportunidades disponibilizadas pelo Governo.

“O sucesso das políticas públicas depende também do envolvimento e da colaboração das famílias”, frisou.

No que toca à ilha de São Nicolau, Lídia Lima destacou a presença de vários programas sociais, como o Rendimento Social da Inclusão, a inclusão produtiva e as intervenções do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

A governante anunciou ainda que está em perspectiva a criação, em parceria com a câmara municipal, de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência, com enfoque em crianças e adolescentes.

A secretária de Estado realçou ainda a municipalização dos projectos sociais, através de contratos-programa assinados anualmente com as câmaras municipais, que permitem apoiar famílias vulneráveis no acesso a medicamentos, consultas, equipamentos para actividades geradoras de rendimento, entre outras necessidades.

Por sua vez, o reverendo Josué Monteiro, da Igreja do Nazareno, explicou que a conferência tem como objectivo central reflectir sobre os desafios que afectam a família e promover a prevenção, o fortalecimento dos laços familiares e a construção de comunidades mais saudáveis.

“Trabalhar a família é trabalhar a sociedade”, afirmou, destacando a importância da responsabilidade maternal e paternal, bem como da consciencialização comunitária.

A conferência incluiu vários painéis temáticos, abordando, entre outros aspectos, a saúde da mulher, as políticas do Estado e do poder local para a família e as perspectivas de desenvolvimento familiar, económico e social, numa iniciativa que reuniu representantes do Governo, das autoridades locais, de instituições públicas e da sociedade civil.

WM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar