
Porto Novo, 18 Jan (Inforpress) – A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, lançou hoje “um apelo à sensibilidade” das instituições públicas e privadas neste município “no sentido de apoiarem mais o Carnaval, que representa a cultura, a identidade e o património imaterial”.
O apelo surge na sequência das declarações dos promotores do Carnaval de que os serviços públicos e as empresas no município não têm estado a apoiar, como se desejaria, esta manifestação popular, que dinamiza a cultura e a economia local.
A Câmara Municipal do Porto Novo constitui a principal financiadora do Carnaval, atribuindo subsídio e apoio logístico.
A presidente da edilidade exortou as instituições locais para se envolverem mais no apoio ao Carnaval, que representa uma “relevante manifestação cultural” deste município.
Apesar da falta de apoios das empresas e serviços públicos, os responsáveis dos três grupos oficiais, Viajantes do Espaço, Estrela do Mar e Fundo de Lombo Branco, prometem realizar “um bom Carnaval”, colocando na avenida principal da cidade do Porto Novo centenas de foliões.
Maria Estevão, dos Viajantes do Espaço, avançou que os promotores desta festa se preparam para levar um Carnaval de qualidade às ruas da cidade do Porto Novo, graças sobretudo aos apoios da edilidade porto-novense.
Para além do financeiro, a autarquia assegura igualmente o apoio logístico, nomeadamente a disponibilização de espaços para estaleiros, ateliers e ensaios.
A programação do Carnaval no município do Porto Novo inclui, além do desfile oficial no dia 17 de Fevereiro, ainda o desfile das Mendigas, dos jardins infantis, das escolas e da terceira idade.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar