Santa Catarina: Delegação de Educação de Santa Catarina recebe computadores doados por jovens portugueses

Inicio | Cooperação
Santa Catarina: Delegação de Educação de Santa Catarina recebe computadores doados por jovens portugueses
16/01/26 - 06:14 pm

Assomada, 16 Jan (Inforpress) – A Delegação de Educação de Santa Catarina recebeu um conjunto de computadores, no âmbito de uma iniciativa promovida por um grupo de jovens portugueses da Associação Semear Futuro com apoio de vários patrocinadores.

De acordo com o delegado, Manuel Tavares, o donativo incluiu 20 computadores, sendo que 15 foram para o Liceu Amílcar Cabral, dois para a delegação, três para a Escola Básica de Achada Lém, além de um retroprojector e dois computadores portáteis.

Conforme avançou, a iniciativa partiu de um grupo de jovens portugueses apoiado por patrocinadores, que financiam projectos educativos em Cabo Verde, com enfoque especial nos concelhos de Santiago Norte.

O delegado explicou que o grupo tem apoiado várias instituições, incluindo escolas em Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos, bem como a OMCV (Organização das Mulheres de Cabo Verde), o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e a Aldeia Infantil SOS.

Disse ainda que o objectivo da iniciativa é reforçar o ensino das novas tecnologias, considerando que os computadores constituem uma ferramenta central no processo de ensino e aprendizagem.

Aquele responsável reconheceu que o donativo vem colmatar a carência de equipamentos informáticos nas escolas, sublinhando que muitas crianças não dispõem de computadores.

Referiu igualmente que a parceria vai além da doação de equipamentos, incluindo a realização anual de campos de férias, entre Agosto e Setembro, com actividades educativas dirigidas aos estudantes.

Segundo o delegado, essas acções contemplam aulas de informática, apoio escolar e actividades de formação comportamental, dirigidas a crianças e adolescentes em fase de desenvolvimento.

DV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar