Praia: Gala da Diáspora 2026 reconhece líderes comunitários e homenageia Honório Fragata

Inicio | Sociedade
Praia: Gala da Diáspora 2026 reconhece líderes comunitários e homenageia Honório Fragata
15/01/26 - 01:44 pm

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) - A cidade da Praia recebe, nos dias 17 e 18 deste mês, a Gala da Diáspora 2026, um evento que irá homenagear líderes comunitários e voluntários, com destaque para o fundador das Tendas de El Shaddai, Honório Fragata.

A iniciativa, promovida pela Diáspora Cabo-verdiana, em parceria com a Associação Vó Tuia, terá lugar na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Praia, e pretende reconhecer o "impacto social e cultural" de cidadãos que se dedicam, muitas vezes de forma anónima, à reabilitação de jovens vulneráveis e à promoção da dignidade social no arquipélago.

Segundo a organização, o momento central da primeira noite será a atribuição do Prémio Principal da Gala a Honório Fragata, uma distinção que será entregue pelo Presidente da República, José Maria Neves.

A homenagem assinala mais de quatro décadas de trabalho das Tendas de El Shaddai, instituição de cariz social reconhecida pela recuperação de dependentes e pela reintegração de cidadãos na sociedade e no mercado de trabalho.

Conforme a mesma fonte, o impacto deste trabalho comunitário reflecte-se de forma indirecta em toda a sociedade cabo-verdiana, incluindo nas instituições, empresas e organizações, ao promover inclusão, coesão social e novas oportunidades.

Trata-se de uma iniciativa de carácter “simples e humano”, que pretende valorizar homens e mulheres que dedicam o seu tempo e energia à reconstrução de famílias e à coesão social, refere a organização, sublinhando que este trabalho comunitário beneficia indirectamente instituições, empresas e organizações em todo o país.

O primeiro dia do evento será dedicado a uma sessão solene e gala de homenagem, integrando momentos culturais e a entrega de distinções em áreas como liderança e impacto social, cultura e identidade, juventude e cooperação internacional, educação, solidariedade social e diáspora africana.

No segundo dia, o programa vira-se para a vertente estratégica com a realização do Fórum Económico e Social da Diáspora. O encontro contará com painéis sobre empreendedorismo, turismo, investimento e gestão de capital humano, reunindo entidades nacionais e internacionais.

O programa inclui ainda uma acção solidária paralela, que consiste na entrega de computadores às Tendas de El Shaddai, reforçando a componente de capacitação da instituição homenageada.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar