Futebol/Santo Antão Sul: Associação Regional de Futebol suspende as competições até decisão do tribunal

Inicio | Desporto
Futebol/Santo Antão Sul: Associação Regional de Futebol suspende as competições até decisão do tribunal
12/01/26 - 09:12 pm

Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – A direcção da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Sul (ARFSAS) decidiu hoje suspender as competições nesta região desportiva até que os tribunais decidam sobre a providência cautelar interposto pela anterior direcção.

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da ARFSAS, Lenine Rocha, no final da reunião da direcção que decidiu pela suspensão das actividades da actual direcção até à clarificação da situação.

A anterior direcção da ARFSA, encabeçada por Fernando Lima, interpôs, em Dezembro, uma providência cautelar junto do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Novo para anular a eleição dos actuais órgãos directivos a 05 de Dezembro, alegando que o processo foi conduzido por uma comissão de gestão, fora do âmbito dos estatutos da associação regional,

A ex-direcção, através da providência cautelar, requereu assim ao tribunal a anulação do processo que levou à eleição dos novos órgãos directivos.

Alegou que a comissão de gestão, embora tivesse sido eleita pelos clubes, não tem base estatutária e que o órgão competente para convocar as eleições deveria ser a mesa da assembleia-geral, que estava no exercício de funções.

No entendimento da ex-direcção, cujo mandato terminaria em Fevereiro de 2026, a eleição não teve qualquer base legal, considerando ainda que a forma como o processo foi conduzido configurou “um assalto” à associação regional de futebol.

A actual direcção eleita em Dezembro disse dispor de um email da Federação Cabo Verdiana de Futebol (FCF) em que esta instituição diz não reconhecer os actos da comissão de gestão, que teve a seu cargo todo o processo eleitoral na ARFSAS.

O actual líder associativo, que se deslocou à Cidade da Praia para participar na recente assembleia geral electiva da FCF, foi impedido de votar pela comissão eleitoral, que não reconheceu a legitimidade do actual líder associativo.

O direito de voto foi exercido pelo ex-presidente da assembleia-geral da ARFSAS, António Santos.

Por isso, tendo em conta o que se passou na assembleia geral electiva da FCF e o email recebido desta mesma federação em que não reconhece a legitimidade dos actuais dirigentes, a actual direcção decidiu suspender as competições, aguardando pela decisão dos tribunais, que pode ser conhecida na próxima quarta-feira, 14.

Lenine Rocha avançou que, caso os tribunais decidam favoravelmente a favor da ex-direcção, ele e os seus pares se demitem imediatamente das funções para as quais foram eleitos pelos clubes.

Os clubes filiados na ARFSA têm agendado um encontro para esta terça-feira, 13, para analisar as implicações desta decisão e tomada de uma posição.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar