
São Filipe, 13 Jan (Inforpress) - O município de São Filipe vai avançar com um projecto de requalificação urbana que inclui a construção de ciclovia e percurso pedonal e car wash, num investimento global estimado entre 70 e 75 mil contos.
A informação foi avançada hoje pelo presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, durante o acto de apresentação pública e socialização dos dois projectos.
Segundo o autarca, o orçamento será executado em regime de parceria entre câmara e o Governo, através de vários ministérios.
O Ministério das Infraestruturas, através da Estradas de Cabo Verde, será responsável pela componente infraestrutural da ciclovia e do percurso pedonal e os Ministérios da Energia, em articulação com o Ministério do Turismo, ficará responsável pela iluminação pública, enquanto a Câmara Municipal participará diretamente na execução por meio do seu gabinete técnico.
Nuías Silva explicou que o município se encontra ainda numa fase prévia à assinatura formal do protocolo, pelo que os valores exactos das contribuições de cada parceiro ainda não estão definidos.
Acrescentou que se forem considerados os custos associados aos terrenos, o valor total do investimento poderá ser "significativamente" superior, estando os números actuais limitados às obras de construção, mobiliário urbano, espaços verdes e equipamentos.
A execução deverá ser feita de forma célere, uma vez que o projecto será implementado diretamente através de empresas já envolvidas em projectos em curso. A empresa Elevo estará envolvida na componente da ciclovia e percurso pedonal, em parceria com a Estradas de Cabo Verde, enquanto a Electra assumirá a iluminação pública.
O presidente da Câmara destacou ainda a importância da iluminação da via, sobretudo tendo em conta a entrada em funcionamento do aeródromo com voos noturnos, facilitando a circulação de pessoas e bens e reforçando a ligação entre a cidade e o aeroporto.
A iluminação prevista será em LED, devendo se recorrer, preferencialmente, à energia convencional.
No que toca aos espaços verdes, o projecto prevê a utilização de plantas já com algum porte, entre dois e três metros de altura, provenientes de viveiros nacionais, com prioridade para fornecedores dos Mosteiros.
O projecto resulta de um diálogo diretco com o Governo, iniciado durante a recente visita do primeiro-ministro à ilha do Fogo, e deverá ser formalizado em breve, possivelmente aquando da sua deslocação à ilha Brava.
A Ciclovia e percurso pedonal estendem de Rotunda de Lém passando pelo eco parque de Alto Santa Luzia, numa extensão de quase dois quilómetros.
A infra-estrutura terá sete metros de largura, com bancos e outros equipamentos e visa garantir segurança e comodidade às pessoas que realizam caminhadas nestes percursos.
Já o 'car wash' para acolher lavadores de carro que utilizam a via pública neste momento tem capacidade para 11 lavradores de carros com todas as condições, assim como um quiosque para venda de produtos, com excepção de bebidas alcoólicas.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar