Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – A cabeólica apresentou hoje, na cidade da Praia, a apresentação da 2ª edição do concurso Universitário “Cabeólica University Challenge” para impulsionar a transição energética em Cabo Verde.
A iniciativa visa, segundo o organizador do concurso, João Mendes, acelerar a transição energética no país através do aumento da taxa de penetração da energia eólica produzida através do vento.
João Mendes, que falava à imprensa, à margem do acto de apresentação pública do evento, afirmou que a cabeólica é uma empresa líder em Cabo Verde na produção de energia limpa, daí ser importante ter uma contribuição cada vez maior nesse processo de transição energética.
“Não basta somente trazer as instituições como a Cabeólica ou outras que tenham boas ideias, de energia eólica, energia solar, ou energia movida através da água do mar, para a casa das pessoas. É preciso que as Universidades, os professores e os estudantes sejam o motor do futuro da transição energética em Cabo Verde, com a implantação de novos projectos”, referiu .
De acordo com aquele responsável, na edição anterior, cerca de 50 estudantes em várias universidades do país participaram, resultando em cinco equipas finalistas que apresentaram as suas ideias, com os vencedores a receber prémios monetários e estágios curriculares na Cabeólica.
João Mendes afirmou ainda que para esta nova edição, as expectativas são mais ambiciosas, e que a organização planeia aumentar o número das Universidades e professores participantes, além de intensificar o envolvimento dos alunos.
“Depois da apresentação oficial do concurso, nas próximas semanas terremos ´Cabeólica University Challenge ´, em que vamos estar em todas as universidades de Cabo Verde para apresentar este projecto. No fundo, a incentivar os estudantes para que possam se inscrever”, acrescentou.
Segundo o organizador existem várias formas de se aumentar a taxa de penetração das energias renováveis em Cabo Verde, e uma delas através de projetos que estão ligados mais à parte de produção e também na criação de novos parques eólicos, criando condições para economizar a energia eólica para poder ser usada mais tarde.
A data limite de inscrição no concurso será no dia 20 de Novembro pelas 23:59, através do e-mail cabeolica@cabeolica.com.
JBR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar