
Mindelo, 01 Jan (Inforpress) – As urgências do Hospital Baptista de Sousa (HBS) registaram cerca de 160 atendimentos, dos quais sete casos de agressões “sem gravidade”, na noite de passagem de ano, disse hoje à Inforpress o director Victor Costa.
Segundo a mesma fonte, apesar da afluência de utentes ao hospital, a direcção considera que, desde a noite de São Silvestre até hoje, 01 de Janeiro, o ambiente esteve tranquilo.
“Houve aquela afluência de utentes que normalmente podemos considerar acima do nível em relação aos dias anteriores, mas, de uma forma geral, foi tudo na tranquilidade. Tivemos um total de 160 atendimentos e sete casos de agressões, mas são situações com lesões superficiais e sem sinais de gravidade”, informou.
Conforme Victor Costa, entre os 160 atendimentos destacam-se também casos de virose, “que tendem a aumentar nesta época”, tanto no banco de urgências da pediatria como no banco de urgências de adultos, mas “são situações controláveis”.
“Nós consideramos que foi muito tranquilo e é assim mesmo que gostaríamos que acontecesse. Aproveito já a oportunidade para desejar um bom ano a todos, com muita paciência, muita paz e muita concórdia”, acrescentou.
Segundo o director, o HBS ainda não registou o primeiro nascimento do ano e, até às 08:00, não havia nenhuma parturiente na maternidade.
No entanto, disse esperar que, brevemente, o hospital venha a registar a chegada do primeiro bebé do ano 2026 da ilha de São Vicente.
Além das urgências do HBS, o serviço dos Bombeiros Municipais de São Vicente teve vários pedidos de assistência na noite de passagem de ano, conforme informou o responsável de serviço.
Desses pedidos destacam-se dois incêndios, um numa viatura, na zona de Cruz João Évora, e outro num quintal, onde havia pedaços e troncos de árvores de fácil combustão, na zona atrás do Tribunal da Comarca de São Vicente.
Em ambos os casos, adiantou a mesma fonte, o fogo foi controlado e não se registaram feridos.
Em relação às ocorrências registadas pela Polícia Nacional (PN), a Inforpress soube junto do Comando Regional que as informações serão divulgadas posteriormente, no quadro do balanço do plano operacional Natal e Fim de Ano.
No entanto, fonte da PN disse à Inforpress que até agora não se registaram ocorrências de maior gravidade.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar