Eleições na Uni-CV: Todas as candidaturas ao cargo de reitor foram admitidas

Inicio | Sociedade
Eleições na Uni-CV: Todas as candidaturas ao cargo de reitor foram admitidas
30/12/25 - 02:58 pm

Cidade da Praia, 30 Dez (Inforpress) – A Comissão Eleitoral para a eleição do reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) deliberou admitir todas as candidaturas submetidas ao processo eleitoral, por se encontrarem em plena conformidade com os requisitos legais, regulamentares e estatutários.

A decisão consta de um edital tornado público pela Comissão Eleitoral, após a apreciação formal e material dos processos de candidatura apresentados, em cumprimento do regulamento para a eleição do reitor da Uni-CV e do respectivo Calendário Eleitoral, todos aprovados pelo conselho da universidade.

De acordo com a deliberação, foram admitidas sete candidaturas, dos docentes Maria de Lourdes Gonçalves e Odair Varela, que já tinham concorrido em 2022, e, ainda, de João Cardoso, Crisanto Barros, Jorge Tavares, Astrigilda Silveira e Felisberto Mendes.

No documento, a Comissão Eleitoral esclareceu que não houve candidaturas não admitidas, inexistindo, por conseguinte, qualquer lista de exclusões no âmbito do presente processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral aproveitou a ocasião para reafirmar o seu compromisso com a legalidade, a transparência e a regularidade do processo eleitoral para a eleição do reitor da Universidade de Cabo Verde – 2026.

O professor doutor José Arlindo Barreto, que ocupa o cargo de actual reitor foi eleito à primeira volta em Janeiro de 2022, com 61,3 por cento (%) dos votos e não concorreu, este ano, à própria sucessão.

Na altura, de acordo os dados da Comissão Eleitoral, Maria de Lourdes Gonçalves obteve 21,78% dos votos, e Odair Barros-Varela 15,91% dos votos.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar