
Pedra Badejo, 27 Dez (Inforpress) – Agricultores e moradores da localidade de Chão da Silva, no município de Santa Cruz, estão sem água para rega e com dificuldades no abastecimento para consumo, na sequência de estrago de uma máquina eléctrica provocado pelas últimas chuvas.
Segundo um morador ouvido pela Inforpress, José Manuel da Veiga, uma máquina da Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) sofreu uma avaria, tendo sido retirada para reparação, sem que outro equipamento tenha sido colocado em substituição.
Desde então, a corrente elétrica na localidade tornou-se fraca, sendo insuficiente para acionar as bombas que garantem o fornecimento de água.
“O transformador que nos beneficiava foi retirado e, sem ele, a energia fica muito fraca, não conseguimos trabalhar com a bomba para bombear a água”, explicou, acrescentando que a situação afecta não só o consumo doméstico, mas também a actividade pecuária.
De acordo com o morador, mais de uma centena de agricultores da zona de Rubera Riba estão a enfrentar penúria de água, com plantações em risco de se perderem por falta de rega.
“Neste momento estamos sem água para consumo e sem água para rega”, lamentou.
O morador referiu ainda que a associação local adquiriu alguns tubos para ajudar na distribuição de água destinada ao consumo humano, mas sublinhou que a solução é insuficiente, uma vez que continua a não haver água para a agricultura.
Apesar de contactos e promessas de reuniões, afirmou que até ao momento não foi apresentada qualquer solução concreta para resolver o problema, temendo que, caso a situação se prolongue, os prejuízos para os agricultores venham a agravar-se.
DV/JMV
Inforpress/fim
Partilhar