
Porto Novo, 21 Dez (Inforpress) – Os agricultores porto-novenses têm manifestado, ultimamente, a preocupação em relação à acção nociva das acácias americanas na agricultura de regadio em várias zonas do concelho do Porto Novo, em Santo Antão.
Depois da localidade de Lajedos, agora foram os agricultores da Ribeira das Patas a manifestarem-se apreensivos com o impacto negativo que as acácias americanas estão a provocar na agricultura de regadio, pela quantidade de água que consome.
O agricultor Eurico Monteiro explicou que tem sido difícil promover a agricultura em vários sítios, designadamente nas ribeiras, por causa das acácias que estão a consumir os parcos recursos hídricos disponíveis no vale da Ribeira das Patas, afectando sobretudo as culturas do inhame e da bananeira.
A Associação para ao Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas tem estado, igualmente, a alertar para o facto de as acácias americanas que proliferam por essa localidade estarem a comprometer a actividade agrícola local.
Esta associação exorta o Ministério da Agricultura e Ambiente a apoiar os agricultores na remoção das acácias, sobretudo nas zonas de maior risco.
Estima-se que uma acácia americana pode consumir até 60 litros de água por dia.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar