
Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – A Uni-CV anunciou a prorrogação, até 15 de Janeiro de 2026, do prazo de candidatura para bolsas de doutoramento na Universidade do Luxemburgo, ao abrigo de um acordo de cooperação académica recentemente estabelecido entre as duas instituições.
De acordo com a nota, as oportunidades destinam-se a cidadãos cabo-verdianos residentes em Cabo Verde e inserem-se nas áreas da Água e da Migração, Género e Sociedades Inclusivas, com financiamento assegurado pela LuxDev, agência bilateral de cooperação do Luxemburgo, e pela Universidade do Luxemburgo.
A primeira bolsa, na área da Água, é promovida pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Medicina (FSTM) da Universidade do Luxemburgo e visa o desenvolvimento de uma avaliação holística do potencial hídrico de Cabo Verde, incluindo o acesso às águas subterrâneas, riscos de salinização, dessalinização sustentável e reciclagem da água.
O doutoramento terá duração máxima de 48 meses, com contrato a tempo inteiro, supervisão conjunta Uni-CV/Universidade do Luxemburgo e períodos de investigação na Uni-CV até 180 dias.
A segunda bolsa enquadra-se na área de Migração, Género e Sociedades Inclusivas, no âmbito da prioridade de investigação Migration and Inclusive Societies (MIS) da Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Ciências Sociais (FHSE).
Em ambos os casos, os candidatos devem possuir nacionalidade cabo-verdiana, residir em Cabo Verde, ter grau de mestrado adequado à área científica e domínio da língua inglesa, sendo igualmente exigida proficiência em francês para a bolsa na área de Migração, Género e Sociedades Inclusivas.
As candidaturas, conforme a mesma fonte, decorrem exclusivamente online, através dos formulários indicados nos respectivos editais, até 15 de Janeiro de 2026.
A Uni-CV alerta que não serão aceites candidaturas incompletas ou submetidas fora do prazo e que os resultados finais estão previstos para 2 de Março de 2026.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar