São Vicente: Cruz Vermelha homenageia voluntários que estiveram no terreno durante a tempestade Erin

Inicio | Sociedade
São Vicente: Cruz Vermelha homenageia voluntários que estiveram no terreno durante a tempestade Erin
20/12/25 - 08:37 pm

Mindelo, 20 Dez (Inforpress) – A Cruz Vermelha em São Vicente destacou hoje, no Mindelo, 60 voluntários que estiveram no terreno durante a catástrofe causada pela tempestade Erin e sacrificaram as suas vidas e família para ajudar ao próximo.

A vice-presidente do sector da Cruz Vermelha na ilha, Ana Baptista, explicou à Inforpress que foi a forma que encontraram para render tributo aos que estiveram na linha da frente, socorrendo os mais afectados.

“Hoje achamos justo homenagear os nossos voluntários, porque foram eles que estiveram no terreno a dar o apoio solidário, também na parte psicológica”, considerou a responsável, lembrando do acontecimento, que foi visto pela primeira vez em São Vicente e deixou nove mortes, duas pessoas desaparecidas, vários desalojados e estragos diversos.

Ana Baptista explicou que a Cruz Vermelha criou uma equipa com 60 voluntários para dar resposta a esse evento climático, de 11 de Agosto último, e todos eles receberam hoje um troféu e um certificado como forma de reconhecimento.

Este gesto, conforme a mesma fonte, também é uma forma de incentivar o voluntariado e estimular outras pessoas a ajudarem os outros com “humanidade e imparcialidade”.

Duas máximas perseguidas por Péricles Santos, um dos homenageados, e que disse ter sido um dos primeiros a entrar em contacto com a Cruz Vermelha na manhã de 12 de Agosto para dar o seu contributo, tendo em conta tudo o que estava a ver no terreno.

Por isso, Péricles Santos considerou ser uma honra receber tal distinção depois de ver tanto sofrimento em São Vicente

“Estivemos aí divididos entre o sentimento de por onde começar e o quê que cada pessoa iria precisar. E posso dizer que foi chocante ver certas imagens que até hoje carrego na mente. Vi muito desespero”, sublinhou.

Neli Graça, que liderou a logística, também mostrou à Inforpress a sua satisfação com a homenagem e sente-se grata e recompensada por “todo o esforço, noites mal dormidas e muitas preocupações”.

Além dos 60 que estiveram no activo, a Cruz Vermelha em São Vicente também hoje distinguiu com certificados mais 20 voluntários antigos pelo contributo já dado em outras situações.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar