
Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) – O Estado de Cabo Verde recebeu a segunda prestação do pagamento da concessão do serviço público aeroportuário à Vinci Airports, no valor de 45 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
Com este pagamento, o montante total recebido pelo Estado ascende a 80 milhões de euros, somando-se aos 35 milhões de euros liquidados na primeira prestação, conforme previsto no contrato de concessão assinado em Julho de 2022.
Numa comunicação divulgada na sua página social de Facebook, o também ministro das Finanças revelou que a concessionária francesa já executou todos os investimentos previstos para a "Fase 1-A", dentro dos prazos fixados.
Todos os trabalhos já foram objecto de inspecção e de aceitação pelo concedente nos termos contratualmente fixados, conforme o governante.
Olavo Correia fez um balanço "manifestamente positivo" da parceria, destacando “registos notáveis” de progressos e desenvolvimentos na prestação do serviço público aeroportuário nos aeroportos e aeródromos do arquipélago.
Informou que em 2024, os aeroportos de Cabo Verde movimentaram mais de três milhões de pessoas, valor que já foi superado em 2025: até ao final de Novembro, o arquipélago registou 3,1 milhões de passageiros.
O governante sublinhou que a gestão da Vinci permitiu a abertura de novas rotas, nomeadamente através de companhias aéreas de baixo custo (low cost), com ligações reforçadas a partir de mercados como Inglaterra, Portugal, Itália e França, gerando um "impacto considerável" na economia nacional e no sector do turismo.
A concessão de serviço público abrange os quatro aeroportos internacionais (Sal, Praia, São Vicente e Boa Vista) e os três aeródromos (São Nicolau, Maio e Fogo).
O contrato, celebrado por um período de 40 anos, visa a modernização e expansão das infra-estruturas aeroportuárias do país.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar