Embaixador realça importância do trabalho desenvolvido pela brigada médica cubana em Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Embaixador realça importância do trabalho desenvolvido pela brigada médica cubana em Cabo Verde
20/12/25 - 12:39 pm

Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) - O embaixador de Cuba, Turcios López, enalteceu hoje a importância do trabalho da brigada médica cubana em Cabo Verde, sublinhando o papel fundamental destes profissionais na investigação e no tratamento especializado das populações.

O diplomata falava à imprensa na cidade da Praia, à margem de uma jornada científica realizada para assinalar o Dia da Medicina Latino-americana, um evento que serviu para partilhar conhecimentos sobre as necessidades de saúde específicas de Cabo Verde.

"Esta jornada científica não serve apenas para mostrar como prestamos cuidados de saúde, mas também para partilhar os nossos conhecimentos, sobretudo face às necessidades que Cabo Verde tem em investigação e tratamento", afirmou Turcios López.

O embaixador revelou que 65 por cento (%) dos colaboradores cubanos em missão no país detêm categoria docente, o que abre caminho para o reforço da formação de especialistas em Cabo Verde, através do intercâmbio com os colegas locais.

Por seu turno, o chefe da Brigada Médica Cubana, Noslando González, considerou as Jornadas Científicas Cuba-Cabo Verde “muito importantes” por apresentarem temas de pesquisas de diferentes especialidades para debate.

"Nossos médicos trabalham no Hospital Central Universitário Agostinho Neto e todos os anos, nesta data, apresentamos os trabalhos que respondem aos interesses e particularidades da população cabo-verdiana", sublinhou.

Os trabalhos apresentados durante o fórum científico, segundo Noslando González, foram os que tinham maior qualidade e que referem sobre casos vistos na pediatria, neonatologia, medicina intensiva, e outros.

Actualmente, Cuba tem colaboração médica em 54 países. Em Cabo Verde a brigada é composta por 77 médicos distribuídos por várias especialidades, incluindo oncologia, anestesiologia, cuidados intensivos e imagiologia.

No ano de 2026 os médicos cubanos vão celebrar os 50 anos de cooperação médica entre Cuba e Cabo Verde, uma relação histórica iniciada pouco depois da independência do arquipélago.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar