
Ribeira Grande, 20 Dez (Inforpress) – O Hospital Regional João Morais, na Ribeira Grande, Santo Antão, voltou a garantir a acreditação como Hospital Amigo da Criança, após reavaliação, assegurando renovação por mais três anos, informou o conselho de administração da unidade.
O relatório final do processo de reavaliação remetido na sexta-feira, pelo Programa Nacional de Nutrição, confirmou que a unidade hospitalar conseguiu, uma vez mais, renovar a acreditação numa única avaliação, mantendo uma distinção que detém desde 2015.
Em comunicado, a administração do hospital sublinhou que este resultado é o reflexo de um "trabalho articulado" entre os profissionais do hospital e as três delegacias de saúde da ilha de Santo Antão, envolvendo centros de saúde, postos sanitários e a comunidade local.
“Trata-se de um trabalho contínuo desenvolvido com mães, puérperas, grávidas, profissionais de saúde e famílias, com o objectivo de garantir uma infância saudável, tendo em conta os reconhecidos benefícios do aleitamento materno para a saúde das crianças, das mães e do agregado familiar”, explicou.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma acção de âmbito mundial, lançada em 1990 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
Para obter esta certificação, as unidades de saúde devem cumprir rigorosamente os "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno" e o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.
O principal objectivo da iniciativa é reduzir o desmame precoce, visando reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade infantil através da promoção da amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar