Livro de José Carlos Teixeira analisa impactos da dívida pública na banca e na economia de Cabo Verde

Inicio | Economia
Livro de José Carlos Teixeira analisa impactos da dívida pública na banca e na economia de Cabo Verde
18/12/25 - 09:55 pm

Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) - O livro “Dívida Pública e Bancos Comerciais em Cabo Verde: Riscos, Rentabilidade e Estabilidade”, de José Carlos Teixeira, lançado hoje, na cidade da Praia, analisa os efeitos da dívida na banca e na economia nacional.

Com prefácio de Carlos Vieira, do Departamento de Economia e Cefage da Universidade de Évora, e Paulo Ferreira, do Valoriza – Instituto Politécnico de Portalegre e publicado pela US Edições, a obra de investigação “combina rigor académico com linguagem acessível”, permitindo que profissionais e o público em geral compreendam os impactos da dívida pública na liquidez e rentabilidade dos bancos. 

O estudo surge na sequência da tese de doutoramento do autor, concluída em 2021, e pretende estimular o debate sobre o equilíbrio entre financiamento do Estado e apoio ao sector privado.

“O que motivou a escrita do livro tem a ver com a necessidade de tentar divulgar aquilo que foi o resultado da investigação. Achei que era necessário divulgar com grande público aquilo que considero ter grande relevância para a economia cabo-verdiana,” explicou. 

Ao longo de 120 páginas em formato A3, o autor mostra que, num país com elevado rácio de dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os bancos tendem a investir mais em títulos do Tesouro do que em crédito ao sector privado.

“O grande público vai perceber porque é que isso acontece. É essencial identificar caminhos para que a economia funcione de forma sustentável”, referiu o autor.

A obra adopta linguagem acessível, de modo a permitir que académicos, profissionais e público em geral compreendam o impacto do endividamento público na liquidez, rentabilidade e sustentabilidade do sistema bancário.

José Carlos Teixeira sublinhou que o livro não oferece soluções definitivas, mas propõe questões de reflexão sobre políticas económicas e decisões do sector financeiro.   

KF/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar