
Mindelo, 18 Dez (Inforpress) – A Escola de Teatro Xpressá apresenta no sábado, 20, na Rua de Lisboa, centro do Mindelo, a sexta edição da performance "Teatro Largod”, que este ano leva às ruas 45 alunos, entre crianças e adolescentes.
De acordo com a directora artística da Xpressá, Patrícia Silva, a performance tem como objectivo levar a arte para as ruas, seja teatro, música, dança, pintura.
“Acreditamos que num país onde se respira cultura devíamos ter mais artistas de rua, que é considerada das áreas mais desafiantes no mundo artístico. Para tal, temos convidado artistas de todas as áreas a participarem connosco no evento”, sustentou.
O evento apresenta-se também, segundo a mesma fonte, como uma forma de tirar o espectáculo teatral de entre paredes e “democratizar” o acesso à arte.
“Sair do conforto das salas de aula e das salas de espectáculos. Como sou uma artista de rua, desafio, constantemente, os meus alunos a fazer o mesmo, porque a partir do momento que se faz teatro na rua, se pode fazer teatro em qualquer lugar”, asseverou Patrícia Silva.
O "Teatro Largod" surgiu em 2014 durante o Festival Internacional de Teatro Mindelact celebrando a abertura do referido festival.
Depois, numa segunda edição e durante a promoção de uma oficina de férias e com a abertura da Xpressá, o grupo decidiu que a técnica do teatro de rua deveria fazer parte dos conteúdos das aulas.
A participação no evento, assegurou Patrícia Silva, tem permitido aos alunos dar um salto qualitativo nas suas aprendizagens, permitindo-lhes experimentar um espaço diferente do palco das salas fechadas e ainda descobrirem-se enquanto criadores.
O “Teatro Largod 6” será apresentado na manhã de sábado, na Rua de Lisboa, com a duração de cerca de 40 minutos.
Deve contar com a participação de 45 alunos que fazem parte das oficinas de teatro permanente de crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
A performance tem o apoio da Escola Salesiana de Artes e Ofícios que acolhe a Xpressá.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar