
Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A comitiva cabo-verdiana aos Jogos Africanos da Juventude, realizados em Angola, tem-se afirmado no panorama do desporto juvenil africano, com vários atletas a alcançarem classificações de relevo entre os melhores do continente, integrando o Top 11 africano.
De acordo com informações avançadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, este desempenho reflecte o “trabalho consistente” que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da formação desportiva, bem como “a dedicação, resiliência e espírito competitivo” demonstrados.
No karaté, Luana Costa destacou-se ao alcançar o 5.º lugar na prova de kumite, posicionando-se entre as melhores atletas africanas da sua categoria.
No ciclismo, Daniel Nascimento obteve o 6.º lugar na prova individual de estrada (13 quilómetros), enquanto a equipa composta por Cristian Rocha, Daniel Nascimento, Lúcio Dias e Willian Borges terminou em 9.º lugar na prova de estrada contra-relógio por equipas, confirmando a presença do ciclismo cabo-verdiano entre os mais competitivos do continente.
Na modalidade do atletismo, Marina Delgado conquistou o 6.º lugar nos 3.000 metros, Leandro Duarte alcançou o 8.º lugar nos 400 metros, e Lucas Delgado terminou em 11.º lugar nos 100 metros, numa prova marcada por elevado nível competitivo.
Relativamente às modalidades de natação, judo e esgrima, informa, o COC, que a Natação conclui hoje a sua participação, com os atletas Rafaela Almeida e Rafael Rosa a realizarem as suas últimas provas.
As competições das modalidades de judo e esgrima realizam-se hoje.
O Comité Olímpico Cabo-verdiano felicita todos os atletas, treinadores e equipas técnicas pelo empenho demonstrado até ao momento, “sublinhando que estes resultados constituem um importante indicador do potencial do desporto juvenil nacional e um estímulo para os desafios internacionais que se seguem”.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar