
Mindelo, 12 Dez (Inforpress) – A Polícia Judiciária (PJ) realizou, no Mindelo, uma “megaoperação” que resultou na apreensão de “grande quantidade de droga”, mais de 500 contos em dinheiro, armas e ainda a detenção de seis homens.
A informação foi avançada pela própria PJ em comunicado, que informou ainda que a acção foi efectuada na noite de quinta-feira, 11, através da Direcção Central de Investigação Criminal (DCIC), em cumprimento de quatro mandados de buscas domiciliárias, emitidos pelo Ministério Público.
Estes tinham como alvo as localidades de Lombo Tanque, Bela Vista e Fonte Francês, identificadas nas investigações como pontos de tráfico de drogas, em São Vicente, avançou.
A operação da PJ, conforme a mesma fonte, foi presidida por magistrados do Ministério Público, contando com a participação de efectivos da Polícia Nacional.
Esta culminou na apreensão de “grandes quantidades de drogas”, dinheiro e armas, bem como na detenção de seis homens de nacionalidade cabo-verdiana, sendo quatro naturais de Santiago e dois de São Vicente.
Das diligências desencadeadas, a PJ indica que, numa residência na localidade de Lombo Tanque foram apreendidas duas placas “bolachas” de cocaína, 200 “pedras” de cocaína, oito munições 9x19 mm e a quantia de 356 mil escudos.
Na sequência, foi detido um homem de 35 anos, natural da ilha de Santiago.
Ainda na localidade de Lombo Tanque, numa residência situada em Alto de Casa de Água, foram apreendidas “bolotas” de cannabis, 21 “tacos” de cannabis, 30 “pedras” de cocaína e a quantia de 116.713 escudos.
Já na localidade de Bela Vista, mais precisamente na zona denominada `Dboxe de Pé d’Mote´, identificada pelas investigações como ponto de venda de drogas, foram apreendidas três “pedras” de cocaína, uma pequena bolsa de plástico com cocaína em pó e a quantia de 56 mil escudos.
Nesta residência foram detidos dois homens, naturais da ilha de Santiago, com idades de 30 e 31 anos, ambos residentes em Lombo Tanque.
A operação estendeu-se ainda à localidade de Fonte Francês, na zona chamada Sindicato, também apontada nas investigações como ponto de venda de estupefacientes.
Na referida zona foram apreendidas nove “pedras” de cocaína, uma arma de fogo (pistola) e a quantia de 14.500 escudos. Também foram detidos três homens, um da ilha de Santiago e dois de São Vicente, com idades de 23, 22 e 43 anos.
A PJ informou ainda que as investigações apontam que estes grupos actuavam de forma concertada em actividades ilícitas na ilha, nomeadamente com pontos de venda de drogas, conhecidos como “bocas de fumo”.
“As diligências realizadas no âmbito desta operação permitiram a apreensão de sólidos elementos probatórios, como quantidades de drogas, e levaram à detenção dos suspeitos, que serão apresentados nas próximas horas às autoridades judiciárias para o primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação”, lê-se na nota.
A Polícia Judiciária vai continuar com as investigações.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar