Olavo Correia defende aceleração da transformação digital para preparar os jovens para o mundo digital

Inicio | Economia
Olavo Correia defende aceleração da transformação digital para preparar os jovens para o mundo digital
11/12/25 - 07:50 pm

Cidade da Praia, 11 Dez (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, afirmou hoje, na Praia, que é necessário preparar os jovens cabo-verdianos para serem “cidadãos globais”, com consciência no domínio das tecnologias.

Essas declarações foram feitas durante a cerimónia de acolhimento de mais de 44 jovens licenciados para a 17.ª edição do programa de estágio profissional no NosiAkademia.

Entre os vários pontos da sua intervenção, o vice-primeiro-ministro sublinhou que a grande missão do Governo é preparar os jovens cabo-verdianos para serem cidadãos globais, jovens do mundo, com consciência, domínio das tecnologias, domínio das línguas e, sobretudo, com atitude.

“Independentemente de onde estejam, devem ser capazes de competir com qualquer jovem no mundo. Por isso, o conceito mais importante hoje é a excelência”, afirmou Olavo Correia.

O governante reforçou que o digital é a chave para lidar com os pilares estratégicos do país, como a segurança, o turismo e a mobilidade, criando oportunidades qualificadas.

Lembrou que, graças ao avanço tecnológico, Cabo Verde já consegue se posicionar internacionalmente, permitindo que os jovens trabalhem para empresas sem saírem do país.

Olavo Correia salientou ainda que hoje é possível comprar soluções digitais em qualquer parte do mundo, mas Cabo Verde tem jovens capazes de as produzir.

“E os nossos programas de formação têm sido fundamentais. A nossa academia tem feito um bom trabalho. A taxa de empregabilidade ultrapassa os 80%; por cada 10 jovens formados, oito conseguem emprego”, afirmou Olavo Correia.

Correia defendeu ainda que a transformação digital pode gerar milhares de empregos qualificados para jovens nas áreas da segurança informática, design, marketing digital, ensino online, apoio técnico e muito mais.

Por seu turno, a coordenadora do NosiAkademia, Luísa Chantre, classificou o programa como sendo uma referência nacional na capacitação dos jovens talentos, permitindo a formação de quadros talentosos no desenvolvimento do sector digital.

Segundo a mesma fonte, desde 2016, a academia tem sido a porta de entrada para os jovens cabo-verdianos. 

Este ano o NosiAkademia conta com 44 estagiários, sendo 22 mulheres e 22 homens, o que, segundo a responsável,  reflete o compromisso do programa em dar oportunidade e inclusão aos jovens.

JBR /JMV

Inforpress / Fim

Partilhar