São Vicente: Associação diz ter “boas perspectivas” de conquistar medalhas no Nacional de Desporto Adaptado

Inicio | Desporto
São Vicente: Associação diz ter “boas perspectivas” de conquistar medalhas no Nacional de Desporto Adaptado
11/12/25 - 06:19 pm

Mindelo, 11 Dez (Inforpress) – O chefe da comitiva da Associação Regional do Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV) disse hoje que a delegação tem “boas perspectivas” de conquistar medalhas no 13.º Campeonato Nacional, que arranca na sexta-feira, na Praia.

Em declarações à Inforpress, Alcindo Lopes explicou que a delegação de São Vicente vai participar com uma comitiva de 12 atletas, sendo nove homens e três mulheres, além de um treinador e um dirigente.

Para o responsável, o ambiente é de confiança, visto que os atletas têm vindo a treinar “com muita dedicação e determinação”, não obstante terem parado por “algum tempo” devido às chuvas e terem “recomeçado com dificuldades”, pelo facto de “o Estádio Exército Sena ainda não estar em condições para treinos”.

No entanto, afirmou que a ideia é repetir a proeza do campeonato anterior, no qual conquistaram 24 medalhas, quatro troféus fair play e o título de melhor selecção. 

Segundo o presidente da ARDA-SV, Helder Pio, a selecção dos atletas para representar São Vicente no nacional foi feita através de provas regionais.

 

“Realizámos uma série de provas regionais para seleccionar os melhores. Na comitiva vão apenas os atletas que conseguiram ficar em primeiro e segundo lugar de cada categoria nas diferentes modalidades”, avançou.

A XIII edição do Campeonato Nacional de Desporto Adaptado (CANADEP) decorre de sexta-feira até domingo, com a participação de 60 atletas de diferentes regiões desportivas, com excepção da Brava. 

No total, mais de 80 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes, estarão envolvidas nesta edição do CANADEP, considerada pela Federação Cabo-verdiana de Desporto Adaptado (FECADA) um momento de celebração da inclusão, da igualdade e da valorização humana através do desporto.

Razão pela qual escolheram “Todos Campeões, Todos Protagonistas” como lema da competição deste ano.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar