Primeiro Espaço Diáspora inaugurado a 23 de Dezembro na Cidade da Praia

Inicio | Cooperação
Primeiro Espaço Diáspora inaugurado a 23 de Dezembro na Cidade da Praia
11/12/25 - 12:20 am

Lisboa, 10 Dez (Inforpress) – O primeiro Espaço Diáspora vai ser inaugurado no dia 23 de Dezembro, na Cidade da Praia (Cabo Verde), anunciou hoje, em Lisboa (Portugal), a secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa.

A governante cabo-verdiana, que fez este anúncio durante um encontro com as associações cabo-verdianas e a comunidade da Grande Lisboa, adiantou que o Governo pretende espalhar o referido espaço em todos os municípios de Cabo Verde, tendo em conta que o poder local está mais próximo da população.

Vanuza barbosa, que se encontra em Portugal para uma visita oficial de 10 dias, fez saber que o espaço foi concebido para aproximar a diáspora cabo-verdiana dos serviços públicos, das instituições nacionais e das oportunidades disponíveis em Cabo Verde.

De acordo com a mesma fonte, o Espaço Diáspora nasce da visão do Governo de valorizar e reforçar o vínculo entre o país e os cabo-verdianos residentes no exterior, promovendo um ambiente de acolhimento, interação e inclusão.

Mais do que um espaço físico, o projecto pretende ser um ponto de encontro e pertença, onde cada cabo-verdiano que regressa, mesmo que por um curto período, se sinta em casa acolhido, ouvido e ligado ao seu país de origem.

Inspirado na “morabeza” que caracteriza o povo cabo-verdiano, o Espaço Diáspora será um ambiente aberto e multifuncional, concebido para unir serviços, pessoas e ideias.

O referido espaço acolherá balcão de atendimento ao investidor da diáspora, com informações sobre oportunidades de investimento em Cabo Verde, serviços da Direção-Geral das Comunidades, executando políticas públicas voltadas para a diáspora, balcão de assistência e informação jurídica sobre questões migratórias.

E ainda atendimento de orientação sobre outras instituições e serviços disponíveis no país, espaço para eventos culturais e académicos, como exposições, debates, apresentações de livros e actividades com escolas e universidades. 

O conceito “Espaço Diáspora” traduz-se, assim, num local de ligação entre Cabo Verde e os seus filhos espalhados pelo mundo, um espaço que simboliza continuidade, pertença e partilha, segundo uma nota do executivo cabo-verdiano.

Com esta iniciativa, o Governo de Cabo Verde, segundo o Ministério das Comunidades, reafirma o compromisso de fortalecer a relação com a Diáspora, transformando o “Espaço Diáspora” num verdadeiro ponto de convergência entre o país e todos aqueles que, mesmo longe, continuam a fazer parte da nação cabo-verdiana.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar