
Espargos, 10 Dez (Inforpress) – O sindicato representativo dos controladores aéreos anunciou hoje o levantamento do pré-aviso de greve, inicialmente marcado para o próximo dia 13, após um entendimento alcançado com a ASA e a Associação de Controladores de Tráfego Aéreo (ACTA).
O anúncio foi feito pela presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP), Maria de Brito, em conferência de imprensa realizada na ilha do Sal, onde explicou que a decisão surgiu após uma “mediação extraordinária”, proposta pela ASA na véspera, que permitiu ultrapassar o impasse laboral.
“Ontem fomos chamados para uma tentativa de mediação e, em resultado desse encontro, chegámos a um entendimento”, afirmou.
Acrescentou que a sessão de hoje na Direção-Geral do Trabalho serviu apenas para formalizar o acordo com a assinatura das três partes.
De acordo com a dirigente sindical, o entendimento alcançado garante “paz social” aos controladores, assegurando a resolução de praticamente todas as preocupações apresentadas no caderno reivindicativo.
Entre os pontos atendidos estão a regularização do subsídio de turno e o pagamento de horas extras decorrentes de prolongamentos de serviço que, segundo o sindicato, violavam o Acordo Coletivo de Trabalho.
A única questão que permanece por resolver é a redistribuição do subsídio de refeição, que, conforme explicou Maria de Brito, está ligada às recomendações do Tribunal de Contas e exige uma análise mais ampla, envolvendo outras empresas públicas.
“Não vamos permitir que direitos adquiridos ao longo de 20, 25 ou 30 anos sejam retirados”, garantiu, sublinhando que a ASA pediu apoio ao sindicato para lidar institucionalmente com essa matéria.
A presidente do SINTCAP avançou ainda que todas as reivindicações constantes do pré-aviso de greve serão implementadas a partir de 01 de Janeiro de 2026, reforçando que o processo negocial foi marcado por forte união da classe e por negociações que se prolongaram até de madrugada.
“Foi uma luta intensa, mas também bonita, porque há muito tempo que não via os controladores tão unidos como agora e o desfecho positivo compensa todo o stress e cansaço da maratona negocial", continuou.
Com o levantamento do pré-aviso, mantém-se assegurada a normalidade operacional no controlo do tráfego aéreo em Cabo Verde.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar