São Vicente: Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez com 24 competidores

Inicio | Desporto
São Vicente: Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez com 24 competidores
10/12/25 - 12:06 pm

Mindelo, 10 Dez (Inforpress) – O Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez decorre em São Vicente com a participação de 24 competidores de Cabo Verde e representantes da diáspora cabo-verdiana provenientes de Portugal, Espanha e Itália.

Em declarações à Inforpress, o representante da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez, Manuel Medina, afirmou que a competição decorre dentro da normalidade, com uma “excelente participação” de xadrezistas de “elevado nível” e marcada por um clima de ‘fair play’.

“Este campeonato envolve todas as associações de xadrez de Cabo Verde, excepto as ilhas da Boa Vista, Brava e Maio, que não têm associações, e o Fogo, que tem associação mas não criou condições para participar. Também há jogadores de Portugal, Espanha e Itália”, explicou.

Segundo a mesma fonte, as disputas decorrem sob o método suíço, em que se realizam nove rondas e os competidores não sabem, à priori, com quem vão competir.

“O método suíço é automático e nós não vamos saber quem vai jogar contra quem. É o método que vai determinar os adversários de cada rodada. Vamos ter nove rondas e a última terminará no domingo, às 10:00, durante a qual vamos conhecer o campeão”, realçou.

Para Manuel Medina o nível da competição é elevado porque os bons xadrezistas estão a participar, sendo que, neste momento, há duas pessoas na frente, mas somente após três jornadas se poderá conhecer o vencedor.

Apesar disso, a mesma fonte explicou que, mesmo que haja empate, o próprio sistema em que decorre a competição estabelece os critérios de desempate.

Questionado sobre o porquê de o campeonato não ter sido realizado em Santo Antão, tal como estava previsto, Manuel Medina explicou que não encontraram condições logísticas adequadas para a sua realização.

“Temos tido uma excelente cooperação com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão. Infelizmente, o local que estava previsto para fazermos este campeonato [Centro Sete Sóis, Sete Luas] não reunia as condições essenciais mínimas. Havia muito calor, barulho e a área não permitia a colocação das 15 mesas para a competição”, acrescentou Manuel Medina, para quem “a alternativa de realizar o campeonato no clube Rosariense também não foi favorável”.

Conforme o representante da Federação Cabo-Verdiana de Xadrez, por estarem pressionados pelo tempo, decidiram realizar o campeonato nacional em São Vicente. Reiterou, contudo, a previsão de fazer alguma competição na Ribeira Grande no próximo ano, tendo em conta a “excelente cooperação” com a câmara local.

“A nossa ideia é fazer campeonatos em todos os municípios, razão pela qual, há dois meses, realizámos o Campeonato Africano de Júnior de Xadrez na Ribeira Grande de Santiago, em parceria com a câmara local”, arrematou.

CD/CP
Inforpress/Fim

Partilhar