
Nova Sintra, 08 Dez (Inforpress) - A Câmara Municipal da Brava anunciou hoje o início das obras do projecto “Protecção contra Derrocadas e Abrigo Climático no Cais da Localidade de Furna”.
Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa reforça a segurança, a resiliência e a capacidade de resposta da população bravense, especialmente numa das zonas identificadas como mais vulneráveis pelo Plano Local de Acção Climática (PLAC/SEACAP).
A edilidade detalha que a intervenção contempla um conjunto de “acções estratégicas” que visam mitigar riscos e melhorar as condições de proteção da comunidade de Furna.
Os trabalhos incluem a construção de infraestruturas de correção torrencial na ribeira de Furna, instalação de um abrigo climático na gare marítima do Porto da Furna, e acções de comunicação e sensibilização climática.
A Câmara Municipal da Brava diz que se trata de um investimento orçado em 55.773.470 (505.813 euros) e que o projecto está a ser implementado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com a autarquia, no âmbito do Programa Acção Climática para Acção Local e financiado pela Cooperação Luxemburguesa.
“O Município da Brava reafirma, assim, o seu compromisso em promover uma ilha mais resiliente, segura e preparada para enfrentar os desafios actuais e futuros das mudanças climáticas, colocando a adaptação climática no centro das prioridades do desenvolvimento local”, concluiu.
DM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar