
Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, reagiu hoje com consternação ao falecimento do ex-embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros José Filomeno Monteiro e apresentou sentidos pêsames aos familiares.
“Fico muito triste com a morte do Embaixador José Filomeno Monteiro. Ouvia-o com admiração. Inteligente, educado, elegante e com finíssimo sentido de humor, dava gosto conversar com ele sobre política, economia e geoestratégia”, escreveu na sua página oficial do Facebook.
Ainda no seu post, o mais alto magistrado da Nação conta que lhe dava “prazer enorme”, enquanto primeiro-ministro, discutir com José Filomeno no Parlamento, porque elevado e discutia ideias com fundamentos.
Acrescentou, por outro lado, que também como Presidente da República pôde estar com ele em Bruxelas e Países Baixos, onde Filomeno desempenhava as funções de Embaixador, e mais tarde pôde tê-lo como Ministro dos Negócios Estrangeiros.
“Um gentleman, diplomata e político de raro tato, de fino trato e entendido na matéria. Dominava línguas, um homem cosmopolita e arrojado, muito à frente em muitas das coisas da política e da diplomacia. Perdemos um Homem grande da história política contemporânea das ilhas. Fica a minha gratidão por tudo, caro José Filomeno”, exteriorizou o chefe de Estado.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar